O NEST – Centro de Inovação do Turismo concluiu a fase dos Innovation Days do BoostX – ScaleUp Tourism com cinco startups a percorrer o país para impulsionar a inovação e sustentabilidade no setor. O programa internacional, desenvolvido em parceria com a OMT, o Turismo de Portugal e a NOVA Medical School, levou as startups finalistas a Lisboa, Tomar, Golegã, Alcanena e Vila Nova de Gaia, num bootcamp imersivo com empresas como a Google, Brisa Via Verde, NOS HUB 5G, WOW e Douro Azul. A iniciativa reforça o compromisso do NEST em posicionar Portugal como referência global em turismo e acelerar empresas com soluções inovadoras para um turismo mais seguro, saudável e sustentável.
Durante cinco dias, as cinco startups finalistas – Diaspora.Black, Fubá Educação Ambiental, Zoomguide, Klas Viagens e Rastra.tech – percorreram o país num bootcamp imersivo que promoveu momentos de aprendizagem, colaboração e cocriação junto de alguns dos principais parceiros do ecossistema turístico e tecnológico nacional.
O programa passou por Lisboa, Tomar, Golegã, Alcanena e Vila Nova de Gaia, com visitas e sessões de trabalho em empresas e instituições como a Google, Brisa Via Verde, NOS HUB 5G, Douro Azul, Casa Mendes Gonçalves, WOW – World of Wine, Douro Azul, Grupo Kopke – Porto Cálem, Vila Galé Tomar Collection, Pestana Hotel Group e Inovagaia, entre outros.
“O BoostX é mais do que um programa de aceleração, é um laboratório vivo onde o turismo, a tecnologia e a sustentabilidade se cruzam para criar soluções reais. O nosso objetivo é capacitar empresas com ambição global e impacto positivo no território”, afirma Roberto Antunes, diretor executivo do NEST.
“Este tipo de iniciativas aproxima a faculdade, as empresas e as instituições públicas, e mostra como Portugal pode ser um exemplo internacional na criação de soluções que promovem um turismo mais responsável e saudável”, destaca a NOVA Medical School, parceira académica do programa.
Ao longo da semana, os participantes tiveram acesso a mentoria especializada, sessões com professores e especialistas da Universidade NOVA, visitas técnicas e momentos de networking com empresas de referência. O programa culminou com uma sessão de apresentação dos projetos "xPitch" a um painel de especialistas e investidores, na sede da Inovagaia, reunindo parceiros e finalistas para celebrar os resultados e partilhar aprendizagens.
“Foi uma verdadeira imersão em inovação, colaboração e crescimento. Tivemos cinco startups incríveis, parceiros dedicados e uma energia coletiva que nos enche de orgulho”, conclui Roberto Antunes.
Os três participantes com melhor desempenho terão a oportunidade de aceder a seis meses de incubação no CIBT – Centro de Incubação de Base Tecnológica no Estoril que lhes garantirá um ecossistema de suporte para o desenvolvimento contínuo dos seus projetos.
Com o BoostX – ScaleUp Tourism, o NEST reforça o seu papel como catalisador de inovação no turismo português, promovendo a criação de soluções sustentáveis, digitais e colaborativas que contribuem para um setor mais competitivo e preparado para os desafios do futuro.























































