O Museu Nacional Ferroviário, no Entroncamento, recebe no dia 4 de fevereiro a conferência “Turismo Industrial e Ferroviário”, uma iniciativa que marca o arranque público de um projeto em rede dedicado à valorização do património ferroviário da região Viseu Dão Lafões. O evento reúne especialistas nacionais e internacionais dos setores do turismo e da ferrovia, que partilham experiências e práticas de sucesso nesta área.
A conferência tem início às 09h30 e junta, num debate alargado, responsáveis institucionais, decisores políticos, especialistas, investigadores e agentes do setor do turismo e da ferrovia. O programa tem como tema principal o papel da ferrovia na história do país e o seu potencial futuro enquanto ativo estratégico para o desenvolvimento sustentável dos territórios.
Ao longo do dia, três painéis temáticos abordam as tendências do turismo industrial e ferroviário e o potencial turístico do património ferroviário, numa oferta de turismo integrado que congrega recursos patrimoniais, naturais, culturais, gastronómicos e vínicos.
Entre os participantes destacam-se Rui Ventura, presidente da Turismo Centro de Portugal; Manuel de Novaes Cabral, presidente da Fundação Museu Nacional Ferroviário; os autarcas dos três municípios abrangidos pelo projeto – Carlos Oliveira (Vouzela), Carla Antunes Borges (Tondela) e João Valério (Oliveira de Frades) –, Teresa Ferreira, diretora do Turismo de Portugal; Pedro Moreira, presidente da CP e António Brancanes dos Reis, presidente da Direção da APAC – Associação Portuguesa dos Amigos dos Caminhos de Ferro.
De salientar a participação do consultor britânico Neil Peterson, responsável por casos de referência de promoção turística da ferrovia a nível europeu, e de um representante do Museu del Ferrocarril de Móra la Nova, um projeto que começou com um conjunto de pessoas apaixonadas pelos comboios e que se tornou uma referência em Espanha na recuperação do património e na oferta de turismo ferroviário.
Para Manuel de Novaes Cabral, presidente da Fundação Museu Nacional Ferroviário, esta conferência “assinala um momento de reflexão e partilha em torno do papel da ferrovia no presente e no futuro do turismo em Portugal”. “Reunir no Museu Nacional Ferroviário decisores e especialistas nacionais e internacionais do setor vai criar um espaço qualificado de debate, onde a memória ferroviária será o ponto de partida para abordagens inovadoras ao turismo industrial, à sustentabilidade e à valorização do património. É um passo transformador, que potencia o desenvolvimento futuro de projetos turísticos estruturados e com impacto nos territórios”, acrescenta.
A participação na conferência é gratuita, mas sujeita a inscrição prévia. Inscrições e programa detalhado em viajarnotempo.pt.


















































