A Lusanova marcou presença na edição 2025 da IMEX e Cláudia Vilela, do Departamento de Incoming, contou ao Ambitur.pt como a empresa se quer posicionar no segmento MICE.
Comentando que a Lusanova quer posicionar-se neste segmento específico, considerando importante para a empresa como para o destino Portugal, a comercial explicou que a mais-valia é “trabalharmos de uma forma muito à medida, tailor-made”.
“Tudo é adaptado aos pedidos dos nossos clientes e do que eles precisam da nossa parte em Portugal. Somos capazes de organizar tudo isso para eles, de forma a criar um bom evento e momentos inesquecíveis”.
A nível do interesse dos mercados internacionais, Cláudia Vilela confirmou que a maior procura vem por parte dos EUA e do Canadá, mas que o mercado asiático está igualmente interessado na oferta portuguesa. Mesmo assim, importam muito os mercados de proximidade, essencialmente os da Europa Central e de Leste.
Sobre a possibilidade de conjugar lazer e negócios, afirmou ser perfeitamente comportável na oferta da Lusanova, até porque ajuda na promoção do destino Portugal. Destinos como Lisboa e Porto continuam a ser os mais procurados, por serem as grandes cidades e as principais portas de entrada no país, e por ser “onde existem as maiores infraestruturas para eventos”.
Em relação à instabilidade global que se vive hoje, Cláudia Vilela comentou que a mesma “pode abrandar o mercado”. Por isso, “Portugal tem de ser cuidadoso na forma como quer promover e desenvolver o destino”.
Alguns dos principais entraves ao interesse em Portugal começam a ser os preços. Outrora um pais famoso pelos “bons preços”, os potenciais clientes começam a ver ofertas de outros destinos com “uma abordagem mais agressiva” nesse sentido.
A IMEX é uma feira anual, focada no turismo de negócios, onde Portugal se tem apresentado nos últimos anos. Este ano, o evento aconteceu de 20 a 22 de maio, na Messe Frankfurt.
Por Diana Fonseca, na IMEX Frankfurt (Alemanha)




















































