Em junho de 2025, aterraram nos aeroportos nacionais 24,5 mil aeronaves em voos comerciais, correspondendo a 7,1 milhões de passageiros (embarques, desembarques e trânsitos diretos), o que corresponde a aumentos de 4,9% e 5,9%, respetivamente. No mês anterior, segundo os dados divulgados pelo INE, tinham-se registado variações de +5,3% e +5,7%, pela mesma ordem.
Em junho de 2025, 82,0% dos passageiros desembarcados nos aeroportos nacionais corresponderam a tráfego internacional, atingindo 2,9 milhões de passageiros (+5,3%), na maioria provenientes do continente europeu (68,1% do total), correspondendo a um crescimento de 4,6% face a junho de 2024. O continente americano foi a segunda principal origem, concentrando 9,7% do total de passageiros desembarcados (+8,6%).
Relativamente aos passageiros embarcados, 81,9% corresponderam a tráfego internacional, perfazendo um total de 2,9 milhões de passageiros (+7,2%), tendo 68,2% do total como principal destino aeroportos no continente europeu, registando um crescimento de 6,3% face a junho de 2024. Os aeroportos no continente americano foram o segundo principal destino dos passageiros embarcados (9,4% do total; +12,3%).
Desde o início de 2025 que se registaram máximos mensais históricos, com exceção do mês de fevereiro, tendo sido atingidos novos máximos mensais históricos do número de passageiros movimentados nos aeroportos nacionais nos meses de abril, maio e junho. Em termos de chegadas, registou-se o desembarque médio diário de 118,8 mil passageiros em junho de 2025, valor superior ao registado em junho de 2024 (cerca de 113 mil), correspondendo a um crescimento de 5,2%.
No primeiro semestre de 2025, o número de passageiros movimentados nos aeroportos nacionais aumentou 4,8% face ao mesmo período de 2024 (+5,2% em 2024). O aeroporto de Lisboa movimentou 50,0% do total de passageiros (17,2 milhões), +3,0% comparando com o período homólogo de 2024. O aeroporto de Faro registou um crescimento de 7,0% no movimento de passageiros (4,6 milhões; 13,4% do total) e o aeroporto do Porto concentrou 22,9% do total de passageiros movimentados (7,9 milhões) e aumentou 5,5%.
Considerando o volume de passageiros desembarcados e embarcados em voos internacionais no primeiro semestre de 2025, o Reino Unido foi o principal país de origem e de destino dos voos, tendo registado crescimentos no número de passageiros desembarcados (+2,9%) e embarcados (+2,5%) face ao mesmo período de 2024. No sentido contrário, França registou ligeiros decréscimos no número de passageiros desembarcados (-0,8%) e embarcados (-0,8%) e ocupou a 2ª posição. Espanha, Alemanha e Itália ocuparam a 3ª, 4ª e 5ª posições, respetivamente, como principais países de origem e de destino.





















































