O Instituto Superior de Agronomia (ISA) abre as suas portas no dia 13 de dezembro, convidando os visitantes a descobrir o património vitivinícola da cidade no âmbito do ‘Lisbon Urban Wine Tourism’, o primeiro grande evento da região de Lisboa dedicado ao Enoturismo Urbano.
A iniciativa integra o programa da primeira grande festa dedicada ao enoturismo urbano, promovida pela ERT Lisboa e produzida pela APENO, e constitui uma oportunidade rara de contacto direto com o património agrícola e enológico da cidade.
O programa inclui visitas guiadas à vinha e à adega do ISA, com prova do vinho ali produzido, conduzidas por especialistas e alunos de mestrado do ISA. As visitas realizam-se das 11h00 às 12h30, das 14h00 às 15h30 e das 16h00 às 17h30, com passagem pelas vinhas e pela adega. Cada sessão está limitada a um máximo de 25 participantes, tem um custo de 30€, sendo necessária inscrição prévia através do site da APENO.
Para o professor e investigador desta área no ISA, Jorge Ricardo da Silva, esta iniciativa «reforça a ligação entre a cidade e a sua história agrícola, permitindo ao público compreender o valor científico e pedagógico destas vinhas únicas. E, ao meso tempo, promove a transferência de conhecimento e valoriza a investigação que aqui se realiza». Já o professor Manuel Malfeito, também do ISA e especialista em Microbiologia dos Vinhos, «a importância de abrir a instituição à comunidade e de mostrar o trabalho que aqui se desenvolve na área da viticultura e da enologia é óbvia, pois é uma forma de envolver estudantes, profissionais e público geral num diálogo contínuo com a academia».
As visitas prometem uma experiência simultaneamente educativa e sensorial, dando ao público a oportunidade de explorar o enoturismo urbano, conhecer vinhas únicas da região de Lisboa e participar numa prova do vinho produzido em plena cidade.




















































