Museus do Centro comemoram Dia Internacional dos Museus abrindo portas à noite

Categoria Eventos, Explore

Os Museus do Centro comemoram o Dia Internacional dos Museus (DIM) com um diversificado programa de atividades, direcionado para os diferentes públicos e pensado para todas as idades. Visitas interpretadas, conferências, ateliers pedagógicos, oficinas fora de portas, novas exposições e momentos musicais, entre outras iniciativas, garantem muita diversão e partilha de experiências.

Além das atividades programadas para o DIM, o Mosteiro de Santa Clara-a-Velha, em Coimbra, os Museus da Cerâmica e José Malhoa, nas Caldas da Rainha, e o Museu Dr. Joaquim Manso, na Nazaré, abrem portas fora de horas e convidam os visitantes a participar na Noite dos Museus. Uma ótima sugestão para a noite de sábado, dia 21 de maio, que promove a vivência ativa do património. Além do programa para os dias 18 e 21 de maio, o Museu José Malhoa prolonga as comemorações até domingo, dia 22 de maio, com um concerto pelas 17 horas.

O Dia Internacional dos Museus é celebrado anualmente a 18 de maio (desde 1977), com o objetivo de promover uma reflexão sobre o papel dos museus no desenvolvimento das sociedades. Neste contexto, em cada edição é abordada uma nova temática. Em 2016 o tema proposto é “Museus e Paisagens Culturais”. A Noite Europeia dos Museus, criada em 2005, visa atrair aos museus novas audiências e contribuir para a construção de uma Europa de Cultura.