A Picos de Aventura, empresa de animação turística sediada em Ponta Delgada, irá organizar pela sexta vez o evento Biotalks, totalmente dedicado à Ciência, aos Açores e à sua biodiversidade. A edição deste ano terá lugar na sede da Picos de Aventura, localizada na Marina Pêro de Teive, em Ponta Delgada.
As Biotalks, que consistem num conjunto de palestras e apresentações sobre a biodiversidade e a ciência nos Açores, contará com a presença de diversas personalidades, especialistas nas suas diversas áreas de atuação, e abordará diferentes conteúdos, como sustentabilidade, conservação, biodiversidade marinha, entre outros.
O evento começará as 14 horas do dia 22 de maio com Pedro Miguel Tadeu, Coordenador das Atividades de Mar da Picos de Aventura, a orientar a sessão de abertura. A edição deste ano contará com a presença do Seán O’Callaghan, Estudante de Doutoramento do último ano, no Marine and Freshwater Research Centre (MFRC), da Atlantic Technological University Sligo(ATU) em Galway, na Irlanda, que abordará o tema, “Northeast Atlantic sperm whale sizes, past to present”, a Beatriz Silva, Bióloga da Picos de Aventura, com o tema “North Atlantic: Azores as a nursery area for sperm whales”, o Magi Ramon, Ambientólogo da Picos de Aventura, que apresentará o tópico “Modelling the habitat preference of striped dolphins off São Miguel Island (azores) using 14 years of whale watching data”, seguido de um coffee break.
As apresentações retomam com a Inês Dias, Bióloga Marinha da Picos de Aventura, que abordará o tema “Tropical cetaceans are advancing their occurrence in response to warming temperature in the Azores”, o Marc Tolosa, Biólogo da Picos de Aventura, com o tema “Flutuações temporais na presença de baleias-comuns em São Miguel e suas correlações climáticas” e Judit Miquel-Bosch, Bióloga Marinha e Doutorada em Acústica de Cetáceos pela Universidade de La Laguna, que apresentará o tópico “Whale Songs: Unravelling baleen whale distribution in the Canary Islands through Passive Acoustic Monitoring”, seguido de um coffee break.
A terceira e última parte das Biotalks prosseguirá com a Fátima Neira, Bióloga Marinha especializada em ecologia e conservação de elasmobrânquios, que abordará o tema “Elasmobase- Azores: O Poder da Ciência Cidadã para a investigação de tubarões e raias nos Açores” e com o Mateo Aleixos, Ambientólogo da Picos de Aventura, que apresentará o tópico “Procellar-ID – Açores: Primeiro ano de monitorização de aves marinhas em São Miguel”. Após o encerramento das apresentações, a Picos de Aventura irá sortear duas das suas atividades, Observação de Cetáceos e Canyoning, a dois dos participantes das Biotalks.
Para Carlos Baptista, Administrador da Picos de Aventura, “a realização da sexta edição das Biotalks reforça o papel da Picos de Aventura como promotora ativa da sensibilização e do conhecimento científico sobre a biodiversidade dos Açores. Este evento é uma oportunidade única para fortalecer a ligação entre ciência, comunidade e território, contribuindo para uma visão mais sustentável do futuro do arquipélago”.




















































