A famosa “praia dos tesos” em Montargil, Ponte de Sôr, promete ser a praia fluvial que todos irão querer visitar no próximo verão. Com as obras já em andamento, o projeto foi oficialmente apresentando no passado sábado, 12 de julho, sob a presença do Presidente da Câmara Municipal, Hugo Hilário, e do Presidente da Entidade Regional do Turismo do Alentejo e Ribatejo, José Santos.
Num investimento de 1,6 milhões de euros, ainda sem estarem confirmados apoios comunitários a esta obra, esta zona fluvial, que já é visitada pelos habitantes para banhos e pesca local, será toda reformulada, prometendo ser um pequeno oásis nos típicos dias quentes do interior alentejano.

Com acesso a partir da conhecida N2, a infraestrutura contará com zona de estacionamento, parque para autocaravanas, uma piscina flutuante, um restaurante/bar com esplanada, instalações sanitárias, zona de merendas com churrasqueiras, mesas e bancos e um parque infantil. Além disso, o projeto prevê uma ciclovia e uma ecopista, tanto ciclável como pedonal, três passadiços e um campo de voleibol.
Numa segunda fase, o plano prevê relocalizar o clube de vela de Montargil para estas novas instalações e a criação de um acesso para embarcações como veleiros e canoas.
“Sabemos que este é o nosso maior e melhor ex-libris do ponto de vista turístico e portanto Montargil precisava há muito tempo, nesta parte, de uma resposta pública, de um plano de valorização da Albufeira”, começou por dizer Hugo Hilário, realçando o crescimento nos últimos 10 anos do investimento turístico/hoteleiro no concelho.
Explicando que este foi um processo demorado, devido às burocracias e aos importantes controlos da qualidade da água, agora “está resolvido, a empreitada está lançada e esperamos que Montargil continue a contribuir para este crescimento do Alentejo, naquelas que são as repostas turísticas que têm tido nos últimos anos”.
Também José Santos, Presidente da ERT Alentejo, deixou algumas palavras no lançamento deste projeto: “queria salientar a multifuncionalidade do projeto – esta ligação também às redes de cycling, passeios pedestres, a edificação de uma área de autocaravanas, que como sabem é também um segmento de oferta que nós temos trabalhado muito no Alentejo”. “Portanto, é um projeto integrador que vai valorizar muito Montargil” e Ponte de Sôr, que registou uma crescimento de 8% nas dormidas.
A intervenção desta obra será em cerca de 16 hectares e poderá ainda ser alvo de fundos comunitários. A sua conclusão prevê-se para abril do próximo ano. A exploração dos serviços como restaurante ainda não se sabe se será pública ou privada, pois Hugo Hilário esclareceu que essa será uma decisão para o próximo executivo, visto que não se poderá recandidatar ao cargo nas eleições autárquicas de 2025.
Zona de Intervenção da Obra em Montargil nos dias atuais:
Por Diana Fonseca, em Montargil, a convite da ERT Alentejo
Ler mais aqui:
Turismo Náutico: Alentejo Interior destaca-se em Circuito Nacional de Vela a 27 e 28 de setembro
























































