Os novos órgãos sociais da Entidade Regional de Turismo do Centro de Portugal, para o período 2023-28, tomaram posse das suas funções nesta sexta-feira, 1 de setembro, numa cerimónia que decorreu no Convento São Francisco, em Coimbra.
Raul Almeida é o novo presidente da entidade e tem a missão de estruturar e promover a atividade turística na região, sucedendo assim a Pedro Machado.
A tomada de posse contou com a presença de mais de duas centenas de personalidades, de instituições públicas e privadas, com destaque para o Secretário de Estado do Turismo, Comércio e Serviços, Nuno Fazenda, em representação do Governo e de Carlos Abade, presidente do Turismo de Portugal.
No discurso da tomada de posse, o novo presidente começou por saudar os membros anteriores da Comissão Executiva, “pelo trabalho notável que realizaram” à frente da instituição: “o Pedro Machado dedicou o seu tempo e energia a criar e a desenvolver a marca Centro de Portugal e conseguiu pôr o turismo a crescer de forma notória, segura e sustentada na região”, destacou. Depois, frisou que os membros dos órgãos sociais que começaram agora as funções “vão contribuir com novas ideias e novas formas de encarar a atividade turística. São elementos que vêm acrescentar valor e que se complementam, conjugando a atividade pública com a privada”.
Além disso, Raul Almeida anunciou uma das primeiras medidas que pretende pôr em prática: “acredito que a Entidade terá muito a ganhar se reunir e conversar, de forma regular e oficial, com as instituições que têm uma palavra a dizer sobre a atividade turística e que podem contribuir para a definição de estratégias. Por isso, pretendo avançar o quanto antes com a criação de um Conselho Estratégico do Turismo do Centro, que terá uma função consultiva sobre as estratégias de fundo que queremos implementar na Turismo Centro de Portugal” e que “reunirá os principais atores da atividade turística na região”, como as oito Comunidades Intermunicipais, as Universidades e Politécnicos da região, representantes do setor privado e das associações.
As prioridades para o novo mandato passam por “consolidar a marca turística Centro de Portugal e os seus produtos-âncora”, “assumir o desígnio de o Centro de Portugal ser um destino turístico sustentável, acessível e inteligente”, “focar a atenção na escassez de trabalhadores na atividade turística”, ”estreitar a colaboração com os principais stakeholders do setor do Turismo”, “consolidar as relações de parceria com as associações empresariais e profissionais” e “continuar a apostar na monitorização e avaliação da atividade turística”.
Raul Almeida ainda desafiou o Secretário de Estado do Turismo, Nuno Fazenda, a uma atualização orçamental para as entidades regionais do turismo.
Também Pedro Machado, que é o novo presidente da Assembleia-Geral, deixou uma mensagem de satisfação pelos sucessos alcançados pela região nos últimos anos: “talvez seja importante hoje deixar ficar aqui o testemunho daquilo que são para nós os valores da marca Centro de Portugal. Em primeiro lugar o trabalho, o empenho, a criatividade e a energia da equipa da Turismo Centro de Portugal. Foi isso que tornou possível o estado de maturidade da marca. Em segundo lugar, a lealdade e a solidariedade dos vários territórios que compõem o Centro de Portugal. O trabalho conjunto permitiu-nos combater algumas assimetrias e esbater diferenças que ainda existem na região. Este sentimento de lealdade e de solidariedade com os territórios é um valor que a marca tem e que importa preservar Finalmente, a confiança na capacidade de continuarmos a trabalhar em conjunto, a agregar e, sobretudo, a podermos ser cada vez mais atrativos e competitivos. Estas são para mim as três âncoras essenciais em que assenta a nossa atividade”.
Em jeito de conclusão, falou Nuno Fazenda, que considerou que “podemos ter uma visão estratégica clara, assim como recursos financeiros, mas só seremos bem-sucedidos se trabalharmos em rede, em conjunto, porque só desse modo temos ganho de eficiência e maior presença nacional e internacional. Esta sala cheia é sinal de que a região Centro de Portugal está unida no propósito de afirmar o turismo no território”.