O Top Hotel Booking Trends, um relatório da plataforma de comércio hoteleiro SiteMinder, conclui recentemente que, em 2022, os viajantes fizeram reservas com mais antecipação e as taxas de cancelamento diminuíram.
Este é o oitavo ano que o relatório reúne a lista dos canais de reserva que mais receita geraram aos hotéis a nível mundial, bem como as principais tendências do setor das viagens. A análise foi feita a partir de mais de 100 milhões de reservas, geridas em 2022 através da SiteMinder.
Segundo os dados do Top Hotel Booking Trends, os viajantes fizeram reservas, em média, com 36 dias de antecedência, em 2022. Foi um aumento de 71% relativamente a 201, em que a média era de 21 dias. Antes da pandemia, em 2019, a antecedência era de 46 dias.
Este período de tempo mais largo entre reserva e check-in deve-se, em grande medida, ao aumento da confiança dos consumidores com o fim da pandemia. Daí que também a taxa de cancelamentos tenha diminuído, passando de 43% em 2020 para 21% das reservas em 2022.
Quanto à atividade registada pelos alojamentos portugueses, o Top Hotel Booking Trends verificou uma estabilidade em 2022, graças à normalização das viagens e à recuperação do turismo a nível internacional. O impulso das reservas superou os níveis de 2019 durante a maior parte do ano, mesmo com a subida dos preços e o aumento da inflação.
Em 2022, o preço médio por quarto em Portugal foi de 165 euros, uma subida de 21% em relação ao ano anterior, e de 19% face a 2019. A duração média das estadias passou de 2,11 dias para 2,27 dias em 2022, sendo Agosto o mês com estadias mais prolongadas (2,55 dias) e Janeiro o mês com menos (2,01 dias).
“O impulso das reservas, estadias cada vez mais extensas e um aumento nos preços médios diários são a prova da crescente atividade do setor turístico durante os últimos três anos”, afirma André Góis, diretor regional da SiteMinder para Portugal.
O responsável acredita que os estabelecimentos hoteleiros estão “mais recetivos na hora de implementar um foco mais amplo e multicanal, como forma de chegar a mais segmentos de viajantes, o que reflete as novas preferências de reservas do viajante e um cenário muito mais competitivo em termos de reservas online”.