Depois do aeroporto de Porto Alegre no Brasil ter ficado inoperável em maio deste ano devido a fortes chuvas que provocaram grandes estragos, o mesmo reabriu no fim do mês de outubro, apenas para voos domésticos.
Os voos internacionais e de grandes aeronaves preveem arrancar a 16 de dezembro, mas a TAP, que até à data do problema operava voos diretos entre Lisboa e Porto Alegre, não retomará logo a operação.
Carlos Antunes, diretor para as Américas da TAP, revelou aos jornalistas portugueses, no contexto da feira de turismo Festuris, em Gramado, Rio Grande do Sul, que a companhia aérea precisa de tempo para ajustar o regresso, daí o mesmo estar planeado para fim de março ou início de abril de 2025, a tempo do período da Páscoa.
“Precisamos de tempo para vender o voo”, além de estarem a ser tratadas diligências que, por parte da aérea portuguesa, estão “a correr bem”.
Com o regresso da operação em Porto Alegre, Carlos Antunes garantiu que os trabalhos em Florianópolis, destino inaugurado este ano pela TAP, se irão manter, sendo que ambos os destinos terão voos em dias alternados, três vezes por semana.
Mesmo assim, a operação em Florianópolis e agora a prevista para Manaus “não compensa o número de passageiros” afetados pela inoperabilidade em Porto Alegre, que desfez um duro golpe nas receitas da companhia. Todavia, o diretor da TAP para as Américas revelou que a rota de Florianópolis já transportou 12 mil passageiros, enquanto a de Manaus, recentemente inaugurada, já vendeu cerca de 7.300 lugares.
TAP ultrapassará os dois milhões de passageiros entre o Brasil e Europa
Esta foi outra novidade avançada por Carlos Antunes à imprensa – ainda este ano, no mês de dezembro, a companhia aérea ultrapassará o marco de dois milhões de passageiros transportados entre o Brasil e a Europa, depois de em 2023 este número ter ficado nos 1,9 milhões.
“Temos vindo a aumentar o número de passageiros em geral e por isso vamos acabar melhor do que no ano passado”, frisou o responsável.
Carlos Antunes mencionou ainda a importância da TAP participar mais uma vez na Festuris, em Gramado, inserida no stand de Portugal que se localizou este ano na área Luxury do evento.
A Festuris aconteceu entre 7 e 10 de novembro, em Gramado, Rio Grande do Sul, com boas perspetivas de participação, mesmo após a incerteza causada pelo fecho do aeroporto de Porto Alegre.
Por Diana Fonseca, em Gramado, a convite da Festuris e da TAP





















































