“China Eastern cancela mais de 1900 voos após acidente”
A companhia que operava o voo que se despenhou esta segunda-feira na província de Guangxi com 132 pessoas a bordo, a China Eastern Airlines, já cancelou hoje mais de 1900 voos no país, cerca de 90% das rotas que deveria operar em território chinês. Uma vez que ainda se desconhecem as causas do acidente aéreo, a companhia deixou em terra todos os seus aviões Boeing 737-800, 108 no total.
“Guerra na Ucrânia afunda turismo russo em Cuba”
A guerra da Rússia contra a Ucrânia provocou a queda do turismo russo em Cuba, que defende a aposta em outros mercados e mantém mesmo assim o seu objetivo de atingir em 2022 um total de 2,5 milhões de visitantes internacionais. “Atualmente, com a ausência do mercado russo, é vital reforçar a presença de países emissores tradicionais como o Canadá, Reino Unido, França e Alemanha, assim como apostar no turismo latino-americano e promover as ofertas destinadas ao mercado interno”, diz o primeiro ministro cubano.
“Viagens de negócios reativam quando não há testes ou quarentenas”
A plataforma de gestão de viagens de empresas, CWT, observou “um aumento significativo” das reservas com origem e destino a países que aliviaram os requisitos e eliminaram quarentenas. No Reino Unido, as reservas para sair dispararam 115% e cerca de 169% as de entrada. A situação é similar na Noruega ou na Índia, confirmando a existência de uma procura acumulada.
“Disneyland Shanghai volta a fechar devido à pandemia”
Devido a novos contágios de Covid-19 em Shanghai, e na China em geral, a Disneyland Shanghai decidiu fechar portas temporariamente desde ontem, segunda-feira, sem detalhar quando prevê retomar a atividade.
“Conheça os destinos preferidos dos europeus para o próximo verão”
O maior operador turístico do mundo, TUI, publicou novamente o seu atlas de destinos de verão que, este ano, é liderado pela Grécia e Espanha, e no qual se destaca um aumento médio do gasto de turistas da ordem dos 22% face ao ano passado, em grande medida porque este ano procuram-se pacotes turísticos com maior valor e com serviços adicionais. O destino mais popular dos europeus é a ilha grega de Creta, seguindo-se Maiorca. Os cinco destinos principais também incluem Ilhas Canárias, Rodes e Antália.
“Mercado britânico: que destino dispara na intenção de viagem em 87%?”
O Governo do Reino Unido eliminou no dia 18 de março as últimas restrições relacionadas com a Covid-19 e que afetavam as viagens internacionais. Isso devolveu confiança ao viajante britânico: 57% já reservou férias no estrangeiro para os próximos 12 meses, face a 44% que o fez em outubro de 2021, segundo um estudo da associação de agências e operadores turísticos britânicos (ABTA), que destaca que Espanha, França, Itália, Grécia e Turquia continuam a ser os destinos favoritos dos turistas do país. Mas há um concorrente cuja popularidade disparou: o número de pessoas que planeia viajar para o Egito disparou 87%.
“Agências dos EUA atingem nível de vendas mais elevado em dois anos”
As vendas de passagens aéreas em agências de viagens dos EUA atingiram em fevereiro de 2022 o volume mais alto desde antes da pandemia: 5.400 milhões de dólares, segundo os dados da Airlines Reporting Corp (ARC), o que significa um aumento homólogo de 253% desde fevereiro de 2021. Segundo a ARC, o total de vendas marca o nível mais elevado desde fevereiro de 2020, o último mês antes do início da pandemia de Covid-19.
“Turkish Airlines regista lucro de 225 milhões de dólares no 4º trimestre de 2021”
Mesmo com a crise da Covid-19, a Turkish Airlines encerrou o quarto trimestre de 2021 com um lucro operacional real de 619 milhões de dólares e um lucro líquido de 225 milhões de dólares. A receita total da companhia foi de 3,3 mil milhões de dólares, valor que superou o mesmo período de 2019.
“Itália vai flexibilizar exigência de máscaras e liberar 100% da capacidade em estádios”
Aberta para turistas internacionais desde 1 de março, a Itália vai flexibilizar mais regras relacionadas com a Covid-19 a partir de 30 de abril. A medida acaba com a exigência de máscaras em teatros, discotecas, piscinas, ginásios, restaurantes e locais de trabalho. Além disso, os limites de capacidade em locais como salas de concertos e estádios também chegam ao fim.
“Latam adia ou suspende 21 voos devido à alta no combustível”
A Latam Brasil adiou a estreia de alguns serviços domésticos e suspendeu outros, somando 21 voos, com a justificação do aumento do preço do combustível. 10 rotas foram submetidas a uma pausa e 11 foram adiadas, incluindo novos destinos e rotas ainda não operados pela companhia.
“Ávoris e Viajes el Corte Inglés vão suspender 10 mil postos de trabalho a partir de 1 de abril”
O dia 1 de abril está marcado como a data na qual será ativado o primeiro Erte incluído no novo Mecanismo Red, o sistema que substituíra os ERTE em Espanha, criado para dar cobertura aos trabalhadores afetados pela crise da Covid-19. Os primeiros beneficados serão os trabalhadores das agências de viagens, um dos setores mais prejudicados pela crise, e que apenas puderam recuperar 50% do pessoal que tinham como em lay-off desde março de 2020. Porém, as duas maiores agências de viagens de Espanha – Ávoris e Viajes El Corte Inglés – optaram por ignorar, até agora, esta possibilidade e estão a negociar ERTE por causas económicas, técnicas, operacionais e de produção para 10 mil trabalhadores (seis mil na Ávoris e quatro mil na Viajes El Corte Inglés) com condições menos favoráveis que os novos ERTE, que entrarão em vigor a 1 de abril.
Nota informativa: O ambitur.pt não se responsabiliza pela informação veiculada nos órgãos de comunicação social que engloba na sua Volta Internacional, constituindo o seu conteúdo sempre citação de informações.






















































