Negócios
“Exportações de turismo perdem terreno para outros serviços”
Apesar de o turismo estar em máximos, são os serviços não turísticos que estão a registar um maior crescimento nas exportações face ao pré-pandemia. Até agosto, Portugal exportou um montante total de 38,1 mil milhões de euros em serviços, o que corresponde a mais de 56,8% do que o registado em igual período de 2019, segundo cálculos feitos pelo Negócios com base nos dados do Banco de Portugal. Desses 38,1 mil milhões de euros, mais de metade continuam a ser explicados pelo turismo e viagens (50,3%). Mas o peso dessa componente no total das exportações de serviços está aquém do pré-pandemia (52,3%).
Diário de Notícias
“Crescimento do turismo atrai mais lojas de souvenirs mas o negócio vai mal”
Foi no pós-pandemia que se deu o grande boom das lojas de souvenirs no centro histórico do Porto. Para quem aqui habita, já há muito que a proliferação destes espaços comerciais constituía fonte de surpresa, na medida em que, a cada meia dúzia de metros, se encontra nova loja, exatamente igual, diminuindo drasticamente a diversidade da oferta. O presidente da autarquia, Rui Moreira, aproveitou o ciclo de conferências “Estratégia Turismo 2035” para pedir ao Governo alterações ao licenciamento zero no sentido de dar aos municípios capacidade de regular a abertura destes espaços.
Nota informativa: O ambitur.pt não se responsabiliza pela informação veiculada nos órgãos de comunicação social que engloba na sua Volta Nacional, constituindo o seu conteúdo sempre citação de informações.





















































