Na manhã desta quinta-feira, 13 de março, Eduardo Zorzanello e Marta Rossi, CEOs do Festuris – Feira Internacional de Turismo de Gramado, confirmaram Portugal como País Convidado de Honra da 37ª edição, que ocorre de 6 a 9 de novembro no Rio Grande do Sul.
A formalização ocorreu durante encontro na Feira Internacional de Turismo de Lisboa com o secretário de Estado do Turismo de Portugal, Pedro Machado, a vogal do Turismo de Portugal, Lídia Monteiro, e o diretor do Turismo de Portugal no Brasil, Bernardo Cardoso.
“Estamos muito felizes e honrados em ser o País de Honra do Festuris. Nos últimos três anos participámos ativamente do Festuris, e sempre que vamos à Gramado sentimos que somos recebidos como família e as famílias, quando se encontram, partilham, e nossa vontade é estar em Gramado partilhando aquilo que Portugal tem de melhor para ser visitado. Vai ser, seguramente, uma presença portuguesa muito agregada, muitas empresas portuguesas também atenderão esse chamamento para estarem conosco”, descreveu Lídia Monteiro.
Cardoso manifestou a importância do Festuris como feira de turismo no sul do Brasil e exaltou a relevância dos voos internacionais entre Lisboa e Porto Alegre – que terão três frequências semanais com a TAP Air Portugal a partir de 1 de abril.
Este é o 4º ano que o Festuris faz reverência a um país. A escolha de Portugal justifica-se pela sua importância histórica e sua relação turística e económica com o Brasil, sobretudo com a região sul brasileira. “Portugal é arte e a arte está em todos os lados. No saber fazer, na valorização de território, no produto com valor agregado, na inovação, na sustentabilidade. E Portugal dá aula em tudo isso”, destaca Eduardo Zorzanello.
Nas edições anteriores, os países de Honra do Festuris foram: República Dominicana (2024), Uruguai (2023) e Argentina (2022). Para este ano, o Festuris contará com mais de 50 destinos internacionais a promover as suas potencialidades junto aos profissionais do turismo que estarão em Gramado entre 6 e 9 de novembro. Estarão presentes mais de 15 mil profissionais e 2.500 marcas. O volume de negócios gerado entre os players deverá atingir os 500 milhões de reais.




















































