Público
“Novo aeroporto de Lisboa: Rio Frio + Poceirão e Pegões na lista final”
A comissão técnica independente constituída para estudar a expansão do aeroporto de Lisboa anunciou as opções que passaram à próxima fase da avaliação. Eram 17 as hipóteses, mas são agora reduzidas para nove, entre sete localizações. Incluem-se todas as propostas apresentadas pelo Governo, às quais se juntam Rio Frio + Poceirão, Portela + Pegões, Pegões + Portela e Alcochete.
Jornal de Notícias
“Poceirão, Rio Frio e Pegões no radar do novo aeroporto”
A comissão técnica independente mandatada pelo Governo para a escolha do novo aeroporto de Lisboa apresentou as nove opções que passaram na primeira fase de avaliação. O grupo liderado por Maria do Rosário Partidário acrescentou quatro propostas às que o Governo já tinha apresentado no início do processo.
“Medina demitiu CEO e só depois pediu apoio jurídico”
O ministro das Finanças só terá recorrido a apoio jurídico sobre a pertinência de demitir a CEO e o ‘chairman’ da TAP depois de ter anunciado as demissões ao país, em março. A informação foi revelada pelo PSD e pelo Bloco de Esquerda, a partir dos documentos que o Governo entregou ao Parlamento sobre o tema.
“Governo avança com estimativas do valor da TAP”
O Conselho de Ministros aprovou uma resolução que mandata a Parpública a selecionar duas entidades independentes para a realização de duas avaliações às financeiras da TAP. Trata-se, segundo Fernando Medina, de um passo obrigatório por lei “como condição prévia ao processo de privatização”. O ministro das Finanças prevê que o decreto-lei que inicia o processo seja aprovado “por volta de julho”.
Diário de Notícias
“Aeroporto: Pegões, Poceirão e Rio Frio promovidas a possíveis soluções”
A comissão técnica independente passou à fase seguinte nove opções estratégicas para a expansão da área aeroportuária de Lisboa. Às cinco propostas iniciais do Governo, Portela + Montijo, Montijo + Portela, Alcochete, Portela + Santarém e Santarém, juntam-se outras quatro apresentadas durante a primeira fase do estudo.
“Ordem dos Engenheiros considera ‘surpreendente’ novas soluções”
Fernando de Almeida Santos, bastonário da Ordem dos Engenheiros, saúda o passo decisivo na resolução de um problema “com décadas de atraso”, nomeadamente o impacto que a falta de um aeroporto em condições tem no turismo. Sobre as novas opções, revela apenas surpresa. De resto, considera que é preciso começar os estudos técnicos de forma a que a solução final possa ser apresentada até outubro.
“Reprivatização da TAP arranca com duas avaliações financeiras independentes”
O governo aprovou uma resolução que mandata o Ministério das Finanças e a Parpública a iniciarem a reprivatização da TAP. A avaliação do valor da companhia por parte de duas entidaes independentes e posterior elaboração do caderno de encargos deverão estar concluídas em junho, avançou Fernando Medina.
Jornal de Negócios
“Rio Forte, Pegões e Poceirão entram na corrida”
Além das cinco opções estratégicas apontadas pelo Governo para a expansão do aeroporto de Lisboa, a comissão técnica independente apresentou mais quatro. Maria do Rosário Partidário, líder do grupo de trabalho, disse ainda que duas das opções serão avaliadas na próxima fase enquanto soluções transitórias, devido aos atuais constrangimentos do aeroporto Humberto Delgado.
“‘Eu entrei aqui com cinco soluções, saio daqui com nove’, lamenta Calheiros”
Francisco Calheiros, presidente da Confederação do Turismo de Portugal, mostrou-se impaciente com as novas soluções que vão exigir mais estudos para encontrar a localização do novo aeroporto de Lisboa. O responsável criticou o concurso “para que toda a gente pudesse dar a sua ideia de aeroporto”, considerando que “é tempo que se está a perder”.
“Sete localizações com nove opções estratégicas para um aeroporto”
Das 17 soluções provisórias que tinha em cima da mesa, a comissão técnica independente escolheu nove como possíveis para o aumento de capacidade aeroportuária da região de Lisboa. Das opções finalistas selecionadas pela comissão, algumas estão a uma distância considerável de Lisboa, outras conflituam com o espaço aéreo militar e há ainda soluções que não apresentam capacidade de expansão.
“Privatização da TAP arranca antes do verão”
O Conselho de Ministros aprovou a resolução que mandata o Ministério das Finanças e a Parpública para a realização de duas avaliações financeiras independentes à TAP, as quais “vão trabalhar de forma autónoma para essa avaliação”, afirma Fernando Medina. O ministro das Finanças sublinhou a expectativa que, no processo de privatização, os interessados “sejam no maior número possível” até “à fase de apresentação das propostas”.
Expresso
“Aeroporto com nove opções em aberto”
Sete localizações com nove opções estratégicas é o resultado da primeira fase da Avaliação Ambiental Estratégica, que está a ser levada a cabo pela comissão técnica independente. Às cinco hipóteses apontadas pelo Governo, juntam-se agora mais quatro localizações, sendo que algumas delas serão transitórias. A segunda fase da avaliação avança em maio.
“O ‘hub’, a privatização e o plano desconhecido”
Luís Rodrigues afirmou, na quarta-feira, que não está em condições de reverter os cortes salariais na TAP. O novo presidente da companhia aérea confessou também que, à semelhança do sindicatos, desconhece ainda o plano de reestruturação da transportadora.
O Jornal Económico
“Pegões, Rio Frio e Poceirão entram na corrida”
A primeira triagem da comissão técnica independente manteve as cinco opções do Governo para a expansão da área aeroportuária de Lisboa. Incluiu ainda outras quatro hipótese estratégicas, das quais duas serão apenas estudadas como opções de transição, segundo a coordenadora do grupo de trabalho.
Nota informativa: O ambitur.pt não se responsabiliza pela informação veiculada nos órgãos de comunicação social que engloba na sua Volta Nacional, constituindo o seu conteúdo sempre citação de informações.




















































