• Últimas edições
  • Ambiente Magazine
24/11/2025
Ambitur
Sem resultado
Ver todos os resultados
  
  • Business
    • Todos
    • Alojamento
    • Empresas
    • Golfe
    • Ot's Av's
    • Restauração
    • Transportes
    • Xénios 2025
    Embarque no A330-900neo da TAP Air Portugal

    IAG formaliza interesse na privatização da TAP

    Ávoris renova a sua identidade visual

    Ávoris renova a sua identidade visual

    Arrow Global cria nova empresa para maximizar potencial do seu portefólio imobiliário

    Arrow Global cria nova empresa para maximizar potencial do seu portefólio imobiliário

    ANA recorre a apoio à retoma e reduz 20% do tempo de trabalho

    ANA reage a declarações da Ryanair e garante que “taxas aeroportuárias nos Açores são as mais baixas da rede”

    easyJet recebe 400º avião Airbus

    easyJet lança novas rotas a partir de Lisboa para o verão e prolonga as ligações a Cabo Verde

    TAP assume “uma forte ambição de contribuir ativamente para o futuro sustentável da aviação”

    Grupo Lufthansa formaliza interesse no processo de privatização da TAP

    Ryanair vai encerrar voos para os Açores a partir de março de 2026

    Autoridade do Turismo de Malta marca presença na BTL 2019

    Soltrópico anuncia Malta como novo destino para o verão de 2026

    Nortravel lança voos diretos do Porto para Tirana

    Nortravel lança voos diretos do Porto para Tirana

    • Alojamento
    • Empresas
    • Golfe
    • Ot’s Av’s
    • Restauração
    • Transportes
  • Advisor
    • Todos
    • Associativismo
    • Entrevistas
    • Formação
    • Inquéritos/Estatísticas
    • Internacional
    • Opinião
    • Política
    Resorts de luxo norte-americanos recrutam na Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril

    Resorts de luxo norte-americanos recrutam na Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril

    Novo plano de ação para 2026 quer colocar o Ribatejo como “o próximo destino turístico de Portugal”

    Novo plano de ação para 2026 quer colocar o Ribatejo como “o próximo destino turístico de Portugal”

    Funchal aposta na comunicação para ser o principal destino insular da Europa

    Novo regime de rent-a-car: ARAC preocupada com impactos na mobilidade, turismo e economia da Madeira

    Associação Turismo de Lisboa elege novos corpos sociais

    Associação Turismo de Lisboa elege novos corpos sociais

    INE: Dependência dos mercados externos atinge mínimos de três anos no terceiro trimestre de 2025

    INE: Dependência dos mercados externos atinge mínimos de três anos no terceiro trimestre de 2025

    Siteminder: novo viajante está mais exigente, tecnológico e disposto a pagar por experiências e conforto

    Siteminder: novo viajante está mais exigente, tecnológico e disposto a pagar por experiências e conforto

    ATA inicia 2024 com presença em vários eventos internacionais para promover o Algarve

    (Entrevista I) Algarve: “A sustentabilidade passou a ser uma exigência, passou a ser uma obrigação”

    Sommet e Tanmeya em parceria para impulsionar talento e ecossistema educativo em turismo, hotelaria e artes culinárias

    Sommet e Tanmeya em parceria para impulsionar talento e ecossistema educativo em turismo, hotelaria e artes culinárias

    Lisboa e Porto perdem 5,5 milhões em março no Airbnb

    TUI Musement: Lisboa destaca-se no ranking dos melhores destinos para viagens a solo

    • Associativismo
    • Entrevistas
    • Formação
    • Inquéritos/Estatísticas
    • Internacional
    • Opinião
    • Política
  • Inside
    • Todos
    • Agenda
    • Bolsa de Emprego
    • Follow Us
    • Geração RH
    • Inside Hospitality by Clan
    • Quem é Quem
    • Smart and Green Tourism
    • Volta à Imprensa
    Quem é… Ana Figueiredo?

    Quem é… Ana Figueiredo?

    Simão José Simão assume direção comercial do Real Hotels Group e direção de Operações das unidades de cinco estrelas

    Simão José Simão assume direção comercial do Real Hotels Group e direção de Operações das unidades de cinco estrelas

    Francisco Lorite García é o novo diretor do Altis Belém Hotel & Spa

    Francisco Lorite García é o novo diretor do Altis Belém Hotel & Spa

    Decorhotel 2025: Lisboa volta a ser o epicentro da inovação hoteleira

    Decorhotel 2025: Lisboa volta a ser o epicentro da inovação hoteleira

    ADHP organiza seminário sobre bem-estar na hotelaria na Decorhotel

    Mariana Rocha é reforço dos AP Hotels & Resorts na equipa comercial

    Mariana Rocha é reforço dos AP Hotels & Resorts na equipa comercial

    Quem é… Sofia Henriques?

    Quem é… Sofia Henriques?

    Lisbon Marriott nomeia Sílvia Ramos como nova diretora de Recursos Humanos

    Lisbon Marriott nomeia Sílvia Ramos como nova diretora de Recursos Humanos

    Conferência AHP & Heart by AHP realiza-se esta 5ª feira, na Decorhotel

    Conferência AHP & Heart by AHP realiza-se esta 5ª feira, na Decorhotel

    • Agenda
    • Bolsa de Emprego
    • Follow Us
    • Quem é Quem
  • Explore
    • Todos
    • Destino do mês
    • Destinos
    • Eventos
    • Hotéis
    • Promoções
    • Reportagem
    Algarve: Sagres, a Fortaleza onde história e misticismo se encontram num espaço que guarda segredos seculares

    Algarve: Sagres, a Fortaleza onde história e misticismo se encontram num espaço que guarda segredos seculares

    Algarve: Tavira intensifica salvaguarda da Dieta Mediterrânica com projetos que unem tradição, sustentabilidade e inovação

    Algarve: Tavira intensifica salvaguarda da Dieta Mediterrânica com projetos que unem tradição, sustentabilidade e inovação

    World Tourism Film Awards estreia-se em Portugal com Guimarães como cidade anfitriã

    World Tourism Film Awards estreia-se em Portugal com Guimarães como cidade anfitriã

    Algarve: A Tertúlia que leva os sabores regionais ao mundo

    Algarve: A Tertúlia que leva os sabores regionais ao mundo

    Alentejo: Fitapreta, uma história de persistência, tradição e paixão pelo vinho

    Três adegas do Alentejo entre as 50 melhores do mundo segundo a revista Forbes

    ATA inicia 2024 com presença em vários eventos internacionais para promover o Algarve

    (Entrevista I) Algarve: “A sustentabilidade passou a ser uma exigência, passou a ser uma obrigação”

    • Destino do mês
    • Destinos
    • Eventos
    • Hotéis
    • Promoções
    • Reportagem
  • LifeStyle
    • Todos
    • À mesa com
    • A não perder
    • As escolhas de...
    • Escapadas
    • Tendências
    Museu do Tesouro Real prepara o Natal com joias e mistérios da família real

    Museu do Tesouro Real prepara o Natal com joias e mistérios da família real

    Azoris Hotels & Leisure lança programação de Natal e Réveillon 2026 em três ilhas dos Açores

    Hyatt Regency Lisboa regressa com o “Bubbly Brunch” aos domingos

    Hyatt Regency Lisboa regressa com o “Bubbly Brunch” aos domingos

    Luzes Selvagens regressam ao Zoo Santo Inácio neste sábado

    Luzes Selvagens regressam ao Zoo Santo Inácio neste sábado

    Octant Évora celebra Halloween com casa assombrada e festa de máscaras

    Octant Évora celebra Halloween com casa assombrada e festa de máscaras

    Hoti Hoteis prepara noite especial com jantares temáticos e DJ em Braga

    Hoti Hoteis prepara noite especial com jantares temáticos e DJ em Braga

    • À mesa com
    • A não perder
    • As escolhas de…
    • Escapadas
Ambitur
  • Business
    • Todos
    • Alojamento
    • Empresas
    • Golfe
    • Ot's Av's
    • Restauração
    • Transportes
    • Xénios 2025
    Embarque no A330-900neo da TAP Air Portugal

    IAG formaliza interesse na privatização da TAP

    Ávoris renova a sua identidade visual

    Ávoris renova a sua identidade visual

    Arrow Global cria nova empresa para maximizar potencial do seu portefólio imobiliário

    Arrow Global cria nova empresa para maximizar potencial do seu portefólio imobiliário

    ANA recorre a apoio à retoma e reduz 20% do tempo de trabalho

    ANA reage a declarações da Ryanair e garante que “taxas aeroportuárias nos Açores são as mais baixas da rede”

    easyJet recebe 400º avião Airbus

    easyJet lança novas rotas a partir de Lisboa para o verão e prolonga as ligações a Cabo Verde

    TAP assume “uma forte ambição de contribuir ativamente para o futuro sustentável da aviação”

    Grupo Lufthansa formaliza interesse no processo de privatização da TAP

    Ryanair vai encerrar voos para os Açores a partir de março de 2026

    Autoridade do Turismo de Malta marca presença na BTL 2019

    Soltrópico anuncia Malta como novo destino para o verão de 2026

    Nortravel lança voos diretos do Porto para Tirana

    Nortravel lança voos diretos do Porto para Tirana

    • Alojamento
    • Empresas
    • Golfe
    • Ot’s Av’s
    • Restauração
    • Transportes
  • Advisor
    • Todos
    • Associativismo
    • Entrevistas
    • Formação
    • Inquéritos/Estatísticas
    • Internacional
    • Opinião
    • Política
    Resorts de luxo norte-americanos recrutam na Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril

    Resorts de luxo norte-americanos recrutam na Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril

    Novo plano de ação para 2026 quer colocar o Ribatejo como “o próximo destino turístico de Portugal”

    Novo plano de ação para 2026 quer colocar o Ribatejo como “o próximo destino turístico de Portugal”

    Funchal aposta na comunicação para ser o principal destino insular da Europa

    Novo regime de rent-a-car: ARAC preocupada com impactos na mobilidade, turismo e economia da Madeira

    Associação Turismo de Lisboa elege novos corpos sociais

    Associação Turismo de Lisboa elege novos corpos sociais

    INE: Dependência dos mercados externos atinge mínimos de três anos no terceiro trimestre de 2025

    INE: Dependência dos mercados externos atinge mínimos de três anos no terceiro trimestre de 2025

    Siteminder: novo viajante está mais exigente, tecnológico e disposto a pagar por experiências e conforto

    Siteminder: novo viajante está mais exigente, tecnológico e disposto a pagar por experiências e conforto

    ATA inicia 2024 com presença em vários eventos internacionais para promover o Algarve

    (Entrevista I) Algarve: “A sustentabilidade passou a ser uma exigência, passou a ser uma obrigação”

    Sommet e Tanmeya em parceria para impulsionar talento e ecossistema educativo em turismo, hotelaria e artes culinárias

    Sommet e Tanmeya em parceria para impulsionar talento e ecossistema educativo em turismo, hotelaria e artes culinárias

    Lisboa e Porto perdem 5,5 milhões em março no Airbnb

    TUI Musement: Lisboa destaca-se no ranking dos melhores destinos para viagens a solo

    • Associativismo
    • Entrevistas
    • Formação
    • Inquéritos/Estatísticas
    • Internacional
    • Opinião
    • Política
  • Inside
    • Todos
    • Agenda
    • Bolsa de Emprego
    • Follow Us
    • Geração RH
    • Inside Hospitality by Clan
    • Quem é Quem
    • Smart and Green Tourism
    • Volta à Imprensa
    Quem é… Ana Figueiredo?

    Quem é… Ana Figueiredo?

    Simão José Simão assume direção comercial do Real Hotels Group e direção de Operações das unidades de cinco estrelas

    Simão José Simão assume direção comercial do Real Hotels Group e direção de Operações das unidades de cinco estrelas

    Francisco Lorite García é o novo diretor do Altis Belém Hotel & Spa

    Francisco Lorite García é o novo diretor do Altis Belém Hotel & Spa

    Decorhotel 2025: Lisboa volta a ser o epicentro da inovação hoteleira

    Decorhotel 2025: Lisboa volta a ser o epicentro da inovação hoteleira

    ADHP organiza seminário sobre bem-estar na hotelaria na Decorhotel

    Mariana Rocha é reforço dos AP Hotels & Resorts na equipa comercial

    Mariana Rocha é reforço dos AP Hotels & Resorts na equipa comercial

    Quem é… Sofia Henriques?

    Quem é… Sofia Henriques?

    Lisbon Marriott nomeia Sílvia Ramos como nova diretora de Recursos Humanos

    Lisbon Marriott nomeia Sílvia Ramos como nova diretora de Recursos Humanos

    Conferência AHP & Heart by AHP realiza-se esta 5ª feira, na Decorhotel

    Conferência AHP & Heart by AHP realiza-se esta 5ª feira, na Decorhotel

    • Agenda
    • Bolsa de Emprego
    • Follow Us
    • Quem é Quem
  • Explore
    • Todos
    • Destino do mês
    • Destinos
    • Eventos
    • Hotéis
    • Promoções
    • Reportagem
    Algarve: Sagres, a Fortaleza onde história e misticismo se encontram num espaço que guarda segredos seculares

    Algarve: Sagres, a Fortaleza onde história e misticismo se encontram num espaço que guarda segredos seculares

    Algarve: Tavira intensifica salvaguarda da Dieta Mediterrânica com projetos que unem tradição, sustentabilidade e inovação

    Algarve: Tavira intensifica salvaguarda da Dieta Mediterrânica com projetos que unem tradição, sustentabilidade e inovação

    World Tourism Film Awards estreia-se em Portugal com Guimarães como cidade anfitriã

    World Tourism Film Awards estreia-se em Portugal com Guimarães como cidade anfitriã

    Algarve: A Tertúlia que leva os sabores regionais ao mundo

    Algarve: A Tertúlia que leva os sabores regionais ao mundo

    Alentejo: Fitapreta, uma história de persistência, tradição e paixão pelo vinho

    Três adegas do Alentejo entre as 50 melhores do mundo segundo a revista Forbes

    ATA inicia 2024 com presença em vários eventos internacionais para promover o Algarve

    (Entrevista I) Algarve: “A sustentabilidade passou a ser uma exigência, passou a ser uma obrigação”

    • Destino do mês
    • Destinos
    • Eventos
    • Hotéis
    • Promoções
    • Reportagem
  • LifeStyle
    • Todos
    • À mesa com
    • A não perder
    • As escolhas de...
    • Escapadas
    • Tendências
    Museu do Tesouro Real prepara o Natal com joias e mistérios da família real

    Museu do Tesouro Real prepara o Natal com joias e mistérios da família real

    Azoris Hotels & Leisure lança programação de Natal e Réveillon 2026 em três ilhas dos Açores

    Hyatt Regency Lisboa regressa com o “Bubbly Brunch” aos domingos

    Hyatt Regency Lisboa regressa com o “Bubbly Brunch” aos domingos

    Luzes Selvagens regressam ao Zoo Santo Inácio neste sábado

    Luzes Selvagens regressam ao Zoo Santo Inácio neste sábado

    Octant Évora celebra Halloween com casa assombrada e festa de máscaras

    Octant Évora celebra Halloween com casa assombrada e festa de máscaras

    Hoti Hoteis prepara noite especial com jantares temáticos e DJ em Braga

    Hoti Hoteis prepara noite especial com jantares temáticos e DJ em Braga

    • À mesa com
    • A não perder
    • As escolhas de…
    • Escapadas
Sem resultado
Ver todos os resultados
Ambitur
Sem resultado
Ver todos os resultados

Amadeus: Como será o consultor de viagens do futuro?

23/10/2020
em Advisor, Inquéritos/Estatísticas
Tempo de leitura: 8 minutos
Home Advisor
0
PARTILHAS
61
VISUALIZAÇÕES
Share on FacebookShare on TwitterLinkedinWhatsapp
Guardar PDFImprimir

A Amadeus acaba de publicar o seu estudo “O consultor de Viagens de Amanhã”, integrado na série “Perspetivas para o novo mundo das viagens”.

Embora a tecnologia permita uma maior personalização e nos ofereça novas possibilidades, os seres humanos continuam a estar no centro da experiência do cliente. A empatia tem um papel fundamental na constrição de viagens memoráveis, seja de negócios ou de lazer, aponta o estudo.

Para criar itinerários de viagem complexos que necessitem de conhecimentos especializados, e mais ainda quando os planos se alteram, a necessidade de contacto humano e a experiência de um consultor de viagens é essencial. Num ambiente de controlos fronteiriços, políticas de viagem e restrições sanitárias em constante mudança, a função do consultor de viagens é possivelmente mais importante do que nunca, sublinha a Amadeus.

Dentro da indústria do turismo, 50% dos líderes com os quais a Amadeus falou disseram que os seus trabalhadores são o fator mais crítico do seu negócio. É particularmente importante na Europa, onde 63% das agências de viagens disseram que é o principal motivo de sucesso.

A procura de conhecimentos digitais aumentou em todos os postos de trabalho e todas as indústrias perceberam os efeitos do desenvolvimento tecnológico, e a indústria de viagens não é exceção. Nas conversas com mais de 35 líderes de agências de viagens de todo o mundo, a Amadeus afirma que muitos disseram que têm problemas para cobrir os postos necessários para gerir tecnologia nova. Encontrar as competências adequadas foi uma das três principais preocupações destacadas.

O estudo revela ainda que existe uma forte procura de conhecimentos técnicos como programação e desenvolvimento de aplicações dentro da força de trabalho das agências de viagens em geral, juntamente com conhecimentos que os computadores não podem dominar com facilidade, como o pensamento criativo, a resolução de problemas e a negociação. As agências de viagens com as quais a Amadeus falou disseram que têm dificuldades em encontrar pessoas com os conhecimentos técnicos necessários para construir, implementar e gerir as novas tecnologias na era digital.

1. De vendedores a consultores
A evolução da Inteligência Artificial (IA) está a mudar a missão do agente de viagens, que passam de vendedores a consultores de viagens bem preparados. As tecnologias inteligentes e a automatização estão a libertar os consultores de viagens para que possam dedicar menos tempo a tarefas elementares, bem como tarefas administrativas e de backoffice, e mais tempo à verdadeira consultadoria de viagens, para mostrarem a sua paixão, a atenção aos detalhes e a vontade de servir cada cliente de acordo com as suas necessidades. Assim sendo, a automatização foi o primeiro investimento planeado para os próximos cinco anos entre os agentes de viagens inquiridos.

Um estudo recente do Fórum Económico Mundial sobre o futuro do emprego na indústria resume perfeitamente este novo papel: “Os agentes de viagens devem agora atuar como «assistentes pessoais de viagens» que são, em parte, cientistas de dados, e em parte gurus de lifestyle, e que passam a oferecer orientação personalizada e não só informação. Idealmente, os agentes poderão proporcionar consultoria especializada, navegar pela tecnologia dinâmica e desenvolver uma relação com os viajantes, o que não é uma tarefa fácil. Equilibrar todos estes aspetos será difícil, fazendo com que o desafio do talento seja imperativo.

2. A tecnologia é a grande chave para «as competências de sucesso»
Se verificarmos o papel que a tecnologia desempenhou durante a Covid-19, a Amadeus revela que se torna evidente que as agências de viagens valorizaram ainda mais os conhecimentos tecnológicos para dar uma resposta imediata e personalizada aos viajantes, além de poderem gerir as interrupções de maneira rápida e eficaz para oferecer o melhor serviço ao cliente.

Os progressos na IA, os robôs e outras tecnologias emergentes estão a surgir em ciclos cada vez mais curtos e alteram cada vez mais rápido a natureza das funções de trabalho e as competências necessárias para as fazer. Antes da pandemia, previa-se que poderiam surgir mais de 133 milhões novas funções a nível mundial para 2022, como resultado da nova divisão de trabalho entre os seres humanos, as máquinas e os algoritmos, segundo o Fórum Económico Mundial.

A Amadeus acredita que embora não possa prever o futuro, a forma como trabalhamos vai ser diferente. O mundo já estava a mudar muito depressa, mas a pandemia acelerou a transformação digital da sociedade. Assistimos a uma mudança significativa do offline para o online em cada aspeto das nossas vidas; estarmos conectados com outros, trabalhar, aprender, jogar e consumir.

Ter a combinação perfeita de competências tecnológicas na forma de trabalho da agência de viagens será essencial:
– O domínio da codificação e o conhecimento das principais linguagens de HTML, CSS e Javascript dará às agências de viagens um maior controlo sobre os seus sites e apps;
– O conhecimento dos dados permitirá às agências de viagens entender os seus dados, prever comportamentos e tomar melhores decisões. O Open Data Institute oferece cursos gratuitos online;
– A compreensão dos fundamentos do marketing digital fará com que a marca da agência de viagens se destaque e se ligue aos consumidores online. O Google Digital Garage pode melhorar rapidamente as equipas de marketing com uma ampla biblioteca de cursos gratuitos online acreditados pelo Interactive Advertising Bureau Europe e The Open University;
– Aproveite ao máximo as ferramentas de tecnologias de viagens para automatizar as tarefas administrativas repetitivas e acrescentar valor a todas as etapas do ciclo de vida do viajante. Os utilizadores da Amadeus podem refrescar as suas competências com cursos de aprendizagem eletrónicos e de formação virtual gratuitos no Amadeus Service Hub;
– Deixe que os seus clientes o contactem sob as suas condições. Integre plataformas de mensagens instantâneas como o WhatsApp, WeChat e Facebook Messenger nos seus canais de contacto e capacite as suas equipas que dão a cara ao cliente para que as utilizem, aproveitando as melhores práticas de assistência ao cliente.

Ser mais ativo nas redes sociais
Com muitos millennials a elegerem a sua próxima viagem a partir do quão “Instagramável” é um destino, e o boca a boca como forma mais fiável de recomendação, os consultores de viagens devem ser ativos nas redes sociais. Partilhar constantemente o conteúdo nas redes sociais é uma forma segura de construir relações sólidas em todas as etapas dos planos de viagens do cliente, e ajudar a chegar a novos públicos.

3. Gerir a interrupção
Perante a atual situação da Covid-19, é agora crucial proporcionar aos turistas informação e serviços pertinentes e contextualizados ao longo de toda a viagem para garantir uma viagem segura, sem stress e tranquila. Espera-se que os consultores de viagens tenham acesso às últimas diretrizes de controlos fronteiriços, protocolos de segurança no lugar de destino e atualizações de limpeza nos hotéis e serviços que estão a organizar.

No caso das agências de viagens de negócios, os consultores desempenharão um papel fundamental ao proporcionarem conhecimentos especializados e apoiarem os viajantes de negócios para que encontrem a melhor opção de viagem, assim como os seus clientes corporativos para garantir a segurança das viagens.

Quando as restrições de viagens se alteram ou as fronteiras encerram, é muitas vezes necessário organizar o voo seguinte. A comunicação em tempo real com os seus clientes é vital, e a tecnologia adequada é chave. Construindo um fluxo de informação sólido e estando disponíveis 24/7 através de múltiplos canais de comunicação, os agentes de viagens podem contrariar a confusão que os viajantes sentiram no início da pandemia e continuar a fomentar relações de confiança com os seus clientes.

Quando as coisas correm mal ou os planos mudam, ter as ferramentas – e o conhecimento – para voltar a emitir um bilhete, organizar o repatriamento ou gerir um reembolso em nome dos viajantes permitir-lhes-á destacarem-se e demonstrarem o seu valor face a uma reserva online.

Diz a Amadeus que a Covid-19 mostrou-se a importância de planearmos e prepararmo-nos para as interrupções. As empresas com visão de futuro podem aproveitar a tecnologia para enfrentar as crises e assegurar a continuidade dos negócios, pondo por exemplo em marcha a infraestrutura e as políticas necessárias para que os funcionários trabalhem à distância. Isto poderá ser particularmente relevante nos próximos meses, quando poderemos vir a precisar de alternar entre períodos de normalidade e de teletrabalho.

Os empresários do setor das viagens devem ter em consideração como motivar e melhorar a qualificação das suas equipas de trabalho, que podem estar ativas à distância. Estas são algumas considerações apontadas pela Amadeus:

1. Procurar agilidade e capacidade de adaptação;
2. Criar equipas multidisciplinares. Pessoas diferentes pensam de maneiras diferentes, e uma equipa mais diversificada pode resolver os problemas de uma maneira mais completa, especialmente quando se vê adetada por uma crise ou interrupção;
3. Ter acesso a um sistema de reservas através de um navegador de Internet e outras ferramentas críticas de negócios, para responder às necessidades dos viajantes 24 horas por dia, sete dias por semana;
4. Assegurar o acesso a todas as atualizações de políticas de todos os fornecedores/ prestadores de serviços, sejam eles companhias aéreas, hotéis, rent-a-cars… Ser eficiente e responder em tempo real às solicitações dos viajantes para ter uma fonte de vantagem competitiva;
5. Habilitar diferentes canais para que os viajantes se ponham em contacto consigo, especialmente durante as interrupções. Com a Covid-19, verificou-se que as solicitações aumentaram através de vários canais, especialmente online. A chave é criar experiências digitais multicanal para os clientes;
6. Trabalhar em conjunto com os fornecedores de conteúdos e tecnologia. Oferecer medidas de ajuda para o reembolso e troca de bilhetes de avião, smart cripts para automatizar estes processos ou poupar tempo nas mensagens que chegam para os cancelamentos.

4. Aperfeiçoar as competências sociais
Para manter-se na vanguarda na era da Covid-19, os agentes de viagens terão que adaptar-se nos locais de trabalho em constante evolução e ser capazes de atualizar e refrescar continuamente as suas competências. Num mercado desafiante, a capacidade de pensar de forma diferente e reagir mais rápido será fundamental.

Num estudo do Fórum Económico Mundial prevê-se que dentro de cinco anos se irão alterar 35% dos conhecimentos considerados essenciais hoje em dia. OS diretores de recursos humanos das principais empresas mundiais acreditam que a resolução de problemas complexos, o pensamento crítico e a criatividade serão competências mais procuradas pelos empresários. Há apenas uma maneira de continuar a ser relevante no atual ambiente: comprometer-se com uma vida de aprendizagem.

Diz a Amadeus que nem sempre é necessário dedicar anos de estudo e comprometer-se com gastos elevados. Há muitos cursos gratuitos online especificamente para os profissionais de viagens. a Onlinetraveltraining.com e Traveluni.com são dois exemplos para melhorar o conhecimento do produto para os negócios de viagens de lazer, com uma variedade de cursos curtos. E a Travilearn.com oferece cursos de formação de gestão online certificados a nível mundial, conhecimentos tecnológicos e diplomas para a comunidade das viagens de negócios.

Nestes tempos desafiantes e incertos, é importante conectar com os clientes e parceiros a nível emocional, refere a Amadeus. A inteligência emocional é a capacidade de ser consciente, exprimir e controlar as nossas emoções e ser consciente das emoções dos outros. Ponha-se no seu lugar. Quanto mais escutar os seus clientes, mais poderá sentir empatia com os seus gostos, preocupações e necessidades. Como um verdadeiro consultor, a Amadeus aconselha a que se posicione como algo mais do que um vendedor ou uma pessoa que recebe pedidos; desenvolva as suas capacidades de escutar para realmente “ouvir” e conectar-se com aquilo que mais importa.

Tags: agênciasagentes de viagensamadeuscompetênciasconsultores de viagensCovid-19digitalpersonalizaçãotecnologiasturismo
Artigo anterior

Volta Int.: “Reino Unido testará os viajantes uma semana após a sua chegada”

Próximo artigo

Francisco Calheiros: “O que interessa é manter o tecido empresarial vivo e a oferta instalada”

Artigos Relacionados

Resorts de luxo norte-americanos recrutam na Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril
Formação

Resorts de luxo norte-americanos recrutam na Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril

21 de Novembro, 2025
62
Novo plano de ação para 2026 quer colocar o Ribatejo como “o próximo destino turístico de Portugal”
Política

Novo plano de ação para 2026 quer colocar o Ribatejo como “o próximo destino turístico de Portugal”

21 de Novembro, 2025
84
Funchal aposta na comunicação para ser o principal destino insular da Europa
Associativismo

Novo regime de rent-a-car: ARAC preocupada com impactos na mobilidade, turismo e economia da Madeira

21 de Novembro, 2025
72
Associação Turismo de Lisboa elege novos corpos sociais
Associativismo

Associação Turismo de Lisboa elege novos corpos sociais

20 de Novembro, 2025
117
Próximo artigo
CTP estima quebras na ordem dos 70% em vários indicadores da atividade turística em 2020

Francisco Calheiros: "O que interessa é manter o tecido empresarial vivo e a oferta instalada"

Notícias Populares

  • Arrow Global cria nova empresa para maximizar potencial do seu portefólio imobiliário

    Arrow Global cria nova empresa para maximizar potencial do seu portefólio imobiliário

    0 partilhas
    Partilhas 0 Tweet 0
  • Quem é… Ana Figueiredo?

    0 partilhas
    Partilhas 0 Tweet 0
  • Cascais promete animação para toda a família, neste Natal

    0 partilhas
    Partilhas 0 Tweet 0
  • INE: Proveitos turísticos dos primeiros 10 meses de 2023 superam tonal anual de 2022

    0 partilhas
    Partilhas 0 Tweet 0
  • Opinião: “As experiências estão a guiar o processo de tomada de decisão sobre as férias”

    0 partilhas
    Partilhas 0 Tweet 0

Subscrever a nossa newsletter

Enviámos-lhe um e-mail! Veja na sua caixa de correio ou na pasta de spam como confirmar a sua subscrição.

Noticias byAmbiente Magazine

Polinizadores garantem mais de 2 mil milhões de euros anuais à agricultura portuguesa
21 Novembro 2025
Polinizadores garantem mais de 2 mil milhões de euros anuais à agricultura portuguesa
ENEG 2025: PENSAARP 2030 é “um plano que já está a falhar”
21 Novembro 2025
ENEG 2025: PENSAARP 2030 é “um plano que já está a falhar”
Bairro Alto recebe sistema municipal de copos reutilizáveis
21 Novembro 2025
Bairro Alto recebe sistema municipal de copos reutilizáveis
Sistema de PVC corrugado Sanecor®: A solução mais eficiente para os problemas atuais das redes de saneamento e drenagem
21 Novembro 2025
Sistema de PVC corrugado Sanecor®: A solução mais eficiente para os problemas atuais das redes de saneamento e drenagem

Últimas Edições

Ambitur

© 2015 - 2025 Ambitur | Todos os direitos reservados. Powered by DCC

 

  • Publicidade
  • Estatuto editorial
  • RGPD
  • Contactos

Siga-nos

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Business
    • Alojamento
    • Empresas
    • Golfe
    • Ot’s Av’s
    • Restauração
    • Transportes
  • Advisor
    • Associativismo
    • Entrevistas
    • Formação
    • Inquéritos/Estatísticas
    • Internacional
    • Opinião
    • Política
  • Inside
    • Agenda
    • Bolsa de Emprego
    • Follow Us
    • Quem é Quem
  • Explore
    • Destino do mês
    • Destinos
    • Eventos
    • Hotéis
    • Promoções
    • Reportagem
  • LifeStyle
    • À mesa com
    • A não perder
    • As escolhas de…
    • Escapadas

© 2015 - 2025 Ambitur | Todos os direitos reservados. Powered by DCC