Todos os anos, a European Hotel Manager Association (EHMA) e a Diversey – A Solenis Company, atribuem um Prémio de Sustentabilidade ao membro diretor-geral de hotel pertencente à associação que tenha implementado da forma mais bem-sucedida projetos inovadores de sustentabilidade e responsabilidade social durante o ano anterior. O vencedor deste ano é Pedro Pinto, diretor-geral do Corpo Santo Lisbon Historical Hotel que concorreu com uma iniciativa original e bastante inspiradora: Guest Guru System, um jogo de cartas, que proporciona uma oportunidade de envolver os colaboradores e hóspedes de uma forma divertida e diferente. A entrega do prémio teve lugar no jantar de gala da Assembleia Geral Anual da EHMA, realizada em Veneza no passado dia 13 de abril, data que assinalou também o 50º aniversário desta associação.
O Guest Guru System é um jogo que desafia os jogadores a pensar criativamente sobre a redução de emissões, o que pode estimular a inovação e a adoção de novas tecnologias ou processos mais eficientes em termos de carbono. Segundo o presidente da EHMA, Panos Almyrantis, delegado nacional da Grécia e Chipre e diretor de Desenvolvimento (CDO) da Ella Resorts em Atenas, “tivemos, mais uma vez, candidatos interessantes este ano, com uma variedade de atividades focadas na energia, consumo responsável, envolvimento e bem-estar dos colaboradores, proteção da biodiversidade, fornecimento local e muitos outros”. Panos Almyrantis, reforça que “isto é indicativo do forte compromisso dentro da associação para o desenvolvimento sustentável e a gestão ambiental, em conjunto com a responsabilidade social e sustentada com resultados quantitativos fortes”.
Um júri composto por Daniel Daggett, vice-presidente de Sustentabilidade Corporativa na Solenis, Pawel Lewtak, vice-presidente da EHMA, CEO dos Syrena Hotels e diretor-geral do Polonia Palace Hotel em Varsóvia (Polónia) e Arjan van Rheede, senior Research Fellow em Sustentabilidade da Hotelschool The Hague, coordenado por Yann Bancourt, Global Leader, Corporate Accounts – Center of Excellence and Customer Support Solenis, escolheu o vencedor deste ano. A escolha do projeto vencedor teve por base o facto de conjugar os princípios de Governança Social e Ambiental e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas num jogo de gestão estratégica com 48 cartas provocadoras, que convida os jogadores a avaliar criticamente e evoluir nas suas estratégias corporativas em direção à sustentabilidade.
Além disso, a simplicidade e clareza do jogo tornam-no acessível a um público amplo, envolvendo de forma rápida e fácil várias pessoas. “O nosso compromisso com a sustentabilidade está profundamente enraizado em todos os aspetos das nossas operações. O Corpo Santo Lisbon Historical Hotel é certificado com o Ecolobel, o que é um testemunho de todas as ações implementadas no hotel”, explica Pedro Pinto. “O jogo pode ser utilizado dentro do hotel ou num ambiente corporativo, e os hóspedes podem ser convidados a jogar, envolvendo-os ativamente na experiência”. No jogo de gestão, os jogadores são confrontados com escolhas e consequências relativas a estratégias de gestão de resíduos, ligando diretamente as suas decisões às taxas de reciclagem num ambiente simulado. Em outros cenários, os jogadores são recompensados por escolher opções que utilizam materiais PCR, ilustrando assim os benefícios e a praticidade do PCR nos modelos de negócio. O objetivo final é ajudar os jogadores a obterem uma compreensão mais profunda de como as decisões empresariais podem afetar as emissões de CO2, fomentando uma mentalidade orientada para a redução de carbono e encorajando-os a integrar práticas sustentáveis nos seus modelos de negócios.
A EHMA – Associação Europeia de Diretores de Hotel foi fundada em Roma em 1974 por destacados diretores-gerais de hotel de ética profissional inquestionável com o objetivo de manter e realçar a imagem da indústria hoteleira. Atualmente é composta por diretores-gerais de hotel de alto nível que aspiram a que a associação seja a preferencial de todos os diretores de hotel, representando os hotéis mais prestigiados e únicos na Europa. Apoiar um ambiente de networking inclusivo e estimulante, partilhando experiências, insights e apoio, e comunicando eficazmente dentro da indústria hoteleira, com integridade, lealdade e confiança englobam os valores centrais da associação. A associação tem atualmente mais de 440 membros que representam 23 países europeus, cerca de 400 hotéis, 86.000 quartos e 66.000 colaboradores.