São oito as unidades Bensaude Hotels Collection (BHC) que convidam a descobrir os Açores unindo história e tradição com um forte compromisso de sustentabilidade. Pedro Salazar, diretor comercial da BHC, não hesita em reclamar “a curadoria da mais autêntica hospitalidade açoriana” para os hotéis que são já uma referência de qualidade e serviço neste destino.
Se estiver por São Miguel, a sugestão para umas férias de cinco noites passa por uma estadia de duas noites no Grand Hotel Açores Atlântico e as outras três no Terra Nostra Garden Hotel, se bem que a BHC conta ainda com o Hotel Marina Atlântico, o São Miguel Park Hotel e o NEAT Hotel Avenida nesta ilha. É obrigatório visitar as lagoas das Sete Cidades e do Fogo, dar um mergulho na Ponta da Ferraria, sair de barco para ver baleias, visitar as estufas dos ananases, a produção de chá da Gorreana, fazer um dos inúmeros trilhos, mergulhar na praia de Santa Bárbara ou na Ribeira Quente. Não pode deixar de jantar nos restaurantes Balcony (Grand Hotel Açores Atlântico) e TN (Terra Nostra Garden Hotel), mergulhar nas águas termais do Parque Terra Nostra e experimentar o famoso cozido.
Para uma experiência em família, de sete ou mais noites, a escolha pode ser uma estadia de três noites no São Miguel Park Hotel, tirando partido dos quartos de grandes dimensões, manter os trilhos e as visitas, mas guardar a saída para o mar no Faial. De São Miguel para a Terceira é uma viagem de apenas 45 minutos, onde a estadia de duas noites será no Terceira Mar Hotel (na foto superior). Na Terceira tem a oportunidade de conhecer a história de Angra do Heroísmo e a razão da sua classificação enquanto património da Humanidade pela UNESCO, experimentar a sua rica gastronomia e visitar a gruta do Algar do Carvão. Da Terceira para o Faial são pouco mais que 30 minutos de voo e aqui a proposta é uma estadia de duas noites no Hotel do Canal, na Horta, dedicando um dos dias para visitar a ilha do Pico, saindo num barco para avistar baleias e outros cetáceos. No segundo dia poderá conhecer o vulcão dos Capelinhos, visitar o Parque Natural da Caldeira e beber um Gin no famoso Peter’s Café.
*Este texto foi publicado na edição 346 da Ambitur.