A Ervideira, produtor vitivinícola do Alentejo, registou a venda de 500 mil garrafas durante o ano de 2016, o que representa uma diminuição de 100 mil quando comparado com igual período de 2015. No entanto, e em termos de faturação, a empresa registou o melhor ano de sempre com as receitas brutas a passarem os dois milhões de euros, atingindo assim o objetivo estabelecido para o ano transato, que era de crescer em faturação e passar a barreira dos dois milhões.
Este sucesso tem a sua explicação no mercado interno, mais concretamente com a forte aposta da empresa em lojas próprias. A boa performance das três Wine Shops da empresa – a Adega e as Lojas em Évora e em Reguengos de Monsaraz – continuam a fazer com que estas sejam o principal “cliente” da empresa 2016 (estatuto que já tinham alcançado em 2015) tendo atingindo os 385.000 euros de faturação, representando cerca de 20% da faturação total da Ervideira. “Este canal tem-se revelado muito importante para nós não só pelo facto de se tratar de um canal direto que temos com o consumidor final, como logicamente, pelo volume que hoje representa no total da nossa faturação anual., bem como se tratar de um grande veículo de marketing da própria Ervideira. Será por isso um canal que continuaremos a apostar”, revela Duarte Leal da Costa, responsável da Ervideira.
Outra razão para o sucesso destes números prende-se com a inversão da pirâmide de venda de vinhos, expica o comunicado. Pelo segundo ano consecutivo, a Adega Ervideira continuou a registar um forte aumento das vendas de vinhos da gama Conde D’Ervideira (categoria super premium) face à gama Vinha D’Ervideira (categoria premium) e, por sua vez, desta face à de Terras D’Ervideira (categoria standard). Neste sentido, a empresa volta a apresentar menos unidades vendidas aumentando a faturação e melhorando a rentabilidade da Empresa.
Em 2017, é objetivo da empresa que a gama super premium, Conde D’Ervideira, represente mais de 50% da faturação.