Hosteltur
“PIB turístico cresceu 1% este verão face a 4% um ano antes”
A atividade turística continuou a crescer este verão em Espanha, mas acusou uma forte desaceleração, com um crescimento do PIB turístico de 1,1% face aos 4,2% que registou um ano antes, como consequência da queda na chegada de turistas internacionais, segundo os dados da Exceltur. No entanto, o emprego no setor continua com números positivos até setembro, com um avanço de 3,2%, e também os gastos turísticos, devido ao aumento de viajantes de mercados com maior capacidade de gasto, como EUA, Países Nórdicos e alguns da América LAtina.
“Mais uma companhia aérea em quebra na Europa”
A companhia aérea low cost cipriota Cobalt anunciou o cancelamento de todos os seus voos a partir das 23H50 de ontem, quarta-feira, 17 de outubro, e o encerramento indefinido da sua atividade, depois de não ter conseguido chegar a acordo com um potencial investidor europeu. Esta é a segunda falência na Europa em pouco mais de duas semanas, depois da dinamarquesa Primera Air.
“Google quer ser a Netflix das viagens”
“As pessoas procuram um agente de viagens online 24/7 que satisfaça todas as suas necessidades. Os consumidores inclinam-se para serviços que lhes proporcionem isso”, assegurou um especialista no segmento de viagens da Google. E acrescentou que atualmente ninguém detém este espaço nas viagens, como o faz a Netflix com a televisão e o cinema. A Google procura essa lacuna no setor das viagens, o que não quer necessariamente dizer que tenha uma vocação de OTA. Recorde-se que a Google já lançou os motores de busca aéreo e hoteleiro, e Google Flights e a Google Ads.
“As grandes OTA: um pódio de campeãs com muito em comum”
As grandes agências de viagens online parecem crescer sem limites. O pódio das três campeãs a nível global é liderado pela Booking Holdings, enquanto a segunda posição vai para o Grupo Expedia, e em terceiro lugar está a Ctrip, tendo em consideração o volume de negócios registado no último exercício. A Booking Holdings fechou 2017 com 12.681 milhões de dólares de receitas (10.279 milhões de euros), mais 18%, e os lucros aumentaram 10% para 2.340 milhões de dólares (1.897 milhões de euros).
“Promoção turística das Canárias premiada na Europa pela sua eficácia”
A estratégia de marketing turístico da marca Islas Canarias recebeu um novo prémio internacional. Foi nomeada na categpria de “Long-term Effectiveness” pela sua campanha “Canary Islands. The 7 islands that became 47”. Os prémios Euro Effie são atribuídos pelas associações de agências de comunicação europeias e reconhecem as estratégias e ações publicitárias de empresas de todos os tipos de setores.
“Criação de empresas turísticas reduz-se em mais de 8% em Espanha”
Durante os meses de julho, agosto e setembro constituiram-se 1.844 empresas dedicadas ao setor turístico, menos 8,21% do que em igual período de 2017, quando se criaram 2.009 sociedades. Nesse trimestre, dissolveram-se 184 empresas face às 203 que desapareceram um ano antes, o que representa uma diminuição de 9,36%.
Mercado & Eventos
“Salvador transforma festa de Réveillon em festival e espera mais de dois milhões de pessoas”
Mais de 20 atrações, 70 horas de música e cinco dias de festa. Este é o resumo do Festival da Virada de Salvador, que acabou de ser lançado pelo prefeito da capital baiana. Este é o terceiro ano consecutivo que a prefeitura irá promover a festa, no entanto, agora transformada em festival e com a expectativa de movimentar a economia local em 400 milhões de reais e a participação de mais de dois milhões de pessoas. O prefeito de Salvador lembrou que no ano passado, durante o Réveillon, os hotéis da cidade tiveram uma ocupação média de 96%. Para este ano, a projeção é de 100% e, entre os mais de dois milhões de participantes, cerca de 500 mil serão de turistas. As atrações terão início no dia 28 e vão até o primeiro dia de 2019 na orla Boca do Rio.
“Norwegian apresenta temporada e espera crescimento de dois dígitos no Brasil”
Oferta maior na Europa e o Alasca. Estas são as duas principais novidades da brochura lançada nesta quarta-feira (17) pela Norwegian Cruise Line para o mercado brasileiro. A armadora aposta no se estilo com refeições free style e entretenimento para ampliar o número de brasileiros em seus roteiros na temporada 2019/2020. “Queremos crescer aqui. Por isso estamos investindo”, disse Frank Medina, vice-presidente de Marketing da NCL para a América Latina e Caribe. “É difícil falar em números, mas a meta é crescer dois dígitos. Eu diria que 20% é um bom número”, completou. Para o executivo, o Brasil é um mercado complexo e que, com o processo eleitoral neste ano, fica ainda mais único. No entanto, ele acredita que a marca deve estar presente e reiterou que a Norwegian segue investindo no País. “O Brasil está no nosso TOP 5 entre os mercados internacionais. O lançamento da nossa brochura marca isso, além de ser um momento muito esperado pelos nossos parceiros”, disse.
Panrotas
“Aeroporto de Fortaleza possui 20% das obras concluídas”
A Fraport Brasil assinou, em janeiro, um contrato com o consórcio Método e Passarelli para a execução das obras de expansão do Aeroporto Internacional de Fortaleza. Atualmente, cerca de 20% das obras já estão concluídas e a expectativa de entrega está prevista para 2020. O consórcio não divulga detalhes do projeto. A obra, que conta com um investimento de aproximadamente 800 milhões de reais, visa impulsionar o desenvolvimento económico nas regiões atendidas, por meio de melhorias contínuas em sua infraestrutura e processos operacionais.
“A pedido de clientes, Boeing expande área de equipamentos”
A Boeing quer que a sua frota ao redor do mundo fique o menor tempo possível parada em hangares. O desejo, na verdade, veio dos clientes da fabricante, que pedem maior disponibilidade e processos mais rápidos em manutenções de rotina e na solução de problemas corriqueiros. Área apresentada na semana da aviação MRO Europe, em Amsterdão, foi nomeada como Solução Integrada de Componentes (IMS, do inglês Integrated Material Solution).
“Hilton comemora 100° aniversário com livro exclusivo”
Perto de seu 100° aniversário, a rede Hilton contratou dois autores norte-americanos para escreverem sobre a trajetória da empresa e seu impacto ao redor do mundo. A obra “The Hilton Effect”, do professor de Stanford, Chip Heath, e da escritora Karla Starr, analisa o desenvolver da rede e explica de que maneira a marca conseguiu sua posição de destaque no mercado internacional. “A visão do Conrad [fundador] era simples, mostrar ao mundo o que é hospitalidade. Hoje estamos recebendo cada vez mais convidados, empregando cada vez mais pessoas e abrindo inúmeros hotéis”, disse o presidente da Hilton, Christopher Nassetta. Atualmente, a Hilton dispõe de quase 5,5 mil hotéis e 14 marcas, espalhadas por 106 países. Desde 1919, quando foi criada, a empresa recebeu mais de três biliões de visitantes e reuniu quase 10 milhões de profissionais, mas, segundo Heath e Starr, sua escalada ganhou força nesse século.
“Lucro de aéreas cai no 2º trimestre; latinas têm prejuízo”
Relatório financeiro da Associação Internacional de Transportes Aéreos (Iata) mostra que, globalmente, as companhias aéreas lucraram menos no segundo trimestre de 2018. O comparativo com o mesmo período em 2017, apresentando os resultados de 99 transportadoras do mundo todo, atestam uma queda de 2,3 biliões de dólares. De acordo com o Airline Analyst da Iata, o segundo trimestre de 2018 gerou um lucro pós-impostos de 9,048 biliões de dólares para as companhias aéreas – em 2017, o resultado ficou em 11,311 biliões de dólares. “O maior impacto nos lucros da indústria vem dos mercados norte-americanos e asia-pacíficos, apesar da margem Ebit (ganhos após amortizações, impostos e juros) nessas regiões seguem robustas”, afirma o relatório.
Brasilturis
“Singapore Airlines lança maior voo comercial sem escalas do mundo”
A Singapore Airlines (SIA) lançou os voos comerciais mais longos do mundo neste mês, com serviços sem escalas entre Singapura e Nova Iorque usando o novo Airbus A350-900ULR. A viagem entre o Aeroporto Changi de Singapura e Aeroporto Internacional Newark Liberty, em Nova Iorque, dura cerca de 18 horas e 25 minutos sem escala. O primeiro voo foi lançado em 11 de outubro de 2018 e a rota será inicialmente servida três vezes por semana, partindo de Singapura às segundas, quintas e sábados, e a aeronave será configurada em um layout de duas classes, com 67 assentos na Classe Executiva e 94 assentos na Classe Económica Premium. As operações diárias começarão a partir de 18 de outubro, após a inserção de uma aeronave adicional A350-900ULR.
“Bruxelas inicia plano para conquistar mercado brasileiro”
Após dois anos sem pisar em solo brasileiro, o Visit Brussels – órgão de Turismo de Bruxelas – reuniu o trade paulista. O evento foi realizado exatamente para divulgar um novo posicionamento do destino belga, que quer estabelecer uma relação mais forte com o mercado do Brasil. O fim do intervalo de dois anos se explica com uma decisão política adotada pela Bélgica há cerca de três anos. O turismo do país foi dividido em três regiões: a flamenga, a da Valônia e a de Bruxelas-Capital. Antes dessa regionalização, Bruxelas não tinha permissão para contratar representações, ou estabelecer escritórios fora da Bélgica por si só. O turismo da capital belga era realizado apenas em conjunto ao das regiões de Flandres e Valônia.
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