Altura mais económica para reservar hotel é com um mês de antecedência

Altura mais económica para reservar hotel é com um mês de antecedência

Esta é a principal conclusão do mais recente estudo do trivago que dá conta de que “embora os preços tenham tendência a aumentar mais perto da data da viagem, estes não são, de forma geral, tão altos como se reservar com dois a três meses de antecedência”.

Uma nova pesquisa do comparador de preços de hotéis, o trivago, revela que a altura mais económica para reservar um quarto de hotel é com cerca de um mês de antecedência. Ao contrário do que se imagina, e segundo este estudo, reservar vários meses antes é geralmente mais caro. Embora os preços tenham tendência a aumentar mais perto da data da viagem, estes não são, de forma geral, tão altos como se reservar com dois a três meses de antecedência.

Outra das conclusões deste estudo é que há pouca diferença entre a reserva com dois meses de antecedência e a reserva no dia de partida, revelando assim que as viagens de última hora podem ser uma opção rentável. Já planear com antecedência raramente compensa pois os valores médios de poupança estão nos seus níveis mais baixos, particularmente a partir dos dois meses de antecedência.

Embora, de forma geral, um mês de antecedência seja o melhor momento para reservar, existem discrepâncias de acordo os países. Ao viajar, por exemplo, no Reino Unido, os hotéis devem ser reservados com quatro a cinco semanas de antecedência para as tarifas serem as mais baixas. Já em Espanha o hotel deve ser reservado com quatro a sete semanas, em Itália três a seis, na Alemanha três a quatro e em França duas a cinco semanas antes, onde os hotéis podem ser reservados com apenas quinze dias de antecedência de forma a obter os melhores preços. Quando a reserva é feita dentro destes parâmetros, os preços são geralmente abaixo da média mensal, independentemente do mês de viagem. Isto significa que essas diretrizes podem ser aplicadas tanto para viagens de verão, como de inverno.

“Ao contrário do que muitas pessoas acreditam, reservar um hotel imediatamente antes da viagem não é sinónimo de preços mais elevados” afirma José Murta, responsável pelo trivago Portugal. Para o representante do trivago, “esta informação abre portas para decisões de última hora e viagens espontâneas uma vez que não há diferenças significativas entre reservar dois meses ou um dia antes.”