A Associação Turismo do Algarve (ATA) conta com uma agenda preenchida para o mês de abril. André Gomes, presidente do Turismo do Algarve, revela que os resultados da Páscoa foram “auspiciosos” e “parecem indicar que estamos no caminho certo para manter os bons resultados e continuar a fazer do Algarve um destino de eleição ao longo do ano”. Assim, este mês, “damos seguimento à nossa estratégia de diversificação de mercados e de públicos, explorando as várias motivações capazes de despertar o interesse de diferentes tipos de turistas pelo nosso destino”, acrescenta.
EUA, Irlanda e Alemanha são alguns dos mercados que vão estar em destaque nas ações de promoção que a ATA vai organizar ou nas quais estará presente em abril.
Assim, entre 2 e 7 deste mês, a ATA organizou um press trip com o jornal Frankfurt Allgemeine, trazendo o jornalista Oliver Schmitt à região para publicar dois artigos distintos sobre a oferta turística do destino. Um dos artigos será direcionado aos amantes da observação de aves e irá revelar alguns dos melhores locais do Algarve para apreciar as aves existentes na região, para além de destacar várias atividades que aqui têm lugar durante o Festival de Observação de Aves de Sagres, evento que acontece todos os anos em outubro. Neste contexto, o programa desta visita de imprensa irá incluir a realização de um passeio de barco para a observação de aves marinhas ao largo de Sagres, a observação de aves no Cabo de São Vicente e do processo de anilhagem de espécies na Fonte Benémola. O segundo artigo previsto terá como enfoque a reabilitação de edifícios emblemáticos que fazem parte da história da região e a nova vida que o turismo proporcionou a muitos deles, através da sua conversão em unidades de alojamento, como é o caso do hotel de charme Grand House Algarve, em Vila Real de Santo António.
Também da Alemanha, virá o jornalista Gunter Kast, entre 18 e 24 de abril, com vista à elaboração de um artigo para a revista Wanderlust, publicação dedicada ao universo das viagens. O artigo terá como enfoque a grande rota pedestre da Via Algarviana. Neste âmbito, o programa da visita de imprensa vai incluir a realização de caminhadas ao longo deste percurso, em locais distintos da região, de forma a dar a conhecer a variedade de paisagens e de áreas naturais existentes no destino, e a permitir percecionar a hospitalidade e a autenticidade da oferta ao longo do interior algarvio.
Entre 5 e 7 de abril, o Turismo do Algarve marcará presença, pela primeira vez, na Fiera del Cicloturismo, um evento especialmente dedicado ao universo das ofertas turísticas para praticantes e entusiastas de ciclismo. Realizada em Bolonha, Itália, esta iniciativa vai incluir, no primeiro dia, um fórum profissional que irá juntar vários operadores do setor em reuniões e ações de networking, como forma de potenciar novas oportunidades de negócios. Os dias seguintes serão direcionados ao público em geral. Todos os visitantes da feira terão a possibilidade de conhecer o que de melhor o Algarve tem para oferecer aos adeptos do turismo ativo e do contacto com a natureza.
Já entre 7 e 10 de abril, participará no Global Meeting & Incentive Travel Exchange, um workshop dedicado a profissionais do segmento MICE (Meetings, Incentives, Conferences and Exhibitions), que irá juntar compradores norte-americanos a operadores e fornecedores internacionais especializados nesta área. Durante este evento, que vai ter lugar em Orlando, nos EUA, irá reunir com cerca de 25 potenciais clientes, dando-lhes a conhecer a oferta da região e todos os argumentos que fazem do Algarve um destino diferenciado para acolher os mais diversos tipos de eventos corporativos.
Por sua vez, entre 14 e 21, o Turismo do Algarve vai ter a oportunidade de reunir com 25 operadores turísticos da US Tour Operators Association (USTOA) – a associação que congrega vários operadores turísticos dos Estados Unidos da América -, que estarão no nosso país numa visita apoiada pelo Turismo de Portugal. Este encontro prevê um espaço dedicado à criação de oportunidades de negócio entre empresas portuguesas e os operadores norte-americanos (muitos dos quais com forte presença também no Canadá) e ainda a realização de uma mesa redonda, onde estarão presentes as sete regiões turísticas nacionais.
Na Irlanda, estará, juntamente com cinco empresas da região, nos Irish Travel Shows, dois eventos exclusivamente dedicados a profissionais e agentes do setor do turismo da Irlanda. Organizadas pela Irish Travel Agents Association (ITAA), as iniciativas terão lugar em Cork e em Dublin. E ainda num roadshow, entre 30 de abril e 2 de maio, dedicado a Portugal. Organizado pela agência irlandesa Travel Trade Representation (TTR), em colaboração com o Turismo de Portugal, este evento irá passar por cidades como Dublin, Limerick e Cork, onde estarão reunidos vários profissionais ligados à indústria das viagens desse mercado. Em todas as sessões, para além de ações de networking, haverá ainda lugar para diversas ativações de marca regionais, que se irão traduzir em importantes oportunidades de promoção junto de uma audiência especializada.
Por fim, entre 17 e 18 de abril, o Turismo do Algarve irá apoiar uma visita de familiarização à região promovida pela Portugal Film Commission, entidade pública nacional responsável pela dinamização de parcerias e oportunidades para filmar no nosso país. Durante esta visita, quatro produtores internacionais de cinema e televisão terão a possibilidade de conhecer o Algarve e as várias potencialidades da sua oferta. O objetivo é apresentar-lhes a diversidade do território em termos de paisagens e possíveis localizações de cenários, bem como aspetos mais logísticos relacionados com capacidade hoteleira, restauração, disponibilização de equipas técnicas e outros tipos de serviços profissionais, relevantes para projetos futuros que tenham interesse em produzir neste destino.