A Covid-19 acelerou a necessidade das empresas da indústria de turismo e viagens investirem rapidamente em estratégias digitais, incluindo o mercado de viagens online global, que deverá crescer a uma taxa composta anual de crescimento de 8% para chegar aos 765,3 mil milhões de dólares entre 2022 e 2025, segundo indica a GlobalData. A consultora refere que devido ao facto de cada vez mais consumidores optarem pelo e-commerce, se os players do setor não investirem numa estratégia digital robusta, vão permitir que os seus concorrentes fiquem com uma percentagem maior do mercado.
O relatório ‘Thematic Research: Online Travel (2022)’ revela que os intermediários estão a mudar cada vez mais de uma presença física para uma operação asset-light e somente online para ir de encontro às mudanças na procura por parte do consumidor e manter os custos operacionais reduzidos. A pandemia reforçou a necessidade de diminuir o contacto físico e, consequentemente, o comportamento do consumidor mudou, com o cliente agora a ter mais probabilidades de efetuar transações online. Esta tendência foi recentemente confirmada num inquérito da GlobalData com 78% dos consumidores a afirmarem estar “extremamente, “bastante” ou “ligeiramente” preocupados em visitar lojas devido ao risco de Covid-19.
Hannah Free, da GlobalData, sublinha: “Devido à mudança das necessidades e exigências do viajante moderno, a intermediação de viagens evoluiu das tradicionais lojas físicas com agentes de viagens presenciais para um marketplace online altamente fragmentado”.
Segundo o mais recente inquérito da GlobalData, 24% dos consumidores usou um agente de viagens online (OTA) da última vez que reservaram férias, com apenas 7% a usar um agente presencial.
A Covid-19 dizimou a indústria turística em 2020 já que as viagens praticamente pararam diminuíndo o valor do mercado de viagens online a nível global cerca de 60,1% em termos anuais para 236,7 mil milhões de dólares. A pandemia atingiu as empresas, interrompeu operações, induzindo a uma menor procura da parte do consumidor e criando custos adicionais, e muitas empresas aproveitaram as circunstâncias para acelerar a sua transformação digital. Os líderes implementarem soluções tecnológicas orientadas para o cliente que respondessem aos desafios apresentados pela Covid-19, tais como reduzir as interações físicas.