Numa fase marcada pela incerteza, as prioridades das empresas são muito semelhantes: pensar em novos modelos de negócio, manter postos de trabalho e garantindo a segurança e saúde dos colaboradores e a sustentabilidade das operações, proteger fornecedores ou distribuidores e reforçar a comunicação com os clientes são alguns dos exemplos. Nos dias de hoje, há uma certeza: “Inovar é a palavra de ordem”. Em busca de “soluções difereciadoras”, a Ambitur.pt vai desvendar nos próximos dias o que é que as empresas têm feito no sentido de dar continuidade ao negócio.
As “provas virtuais”, os “e-tastings”, os “Live Chef” ou os “workshops” são outras propostas que as empresas têm dinamizado no sentido de manter e assegurar a relação com o cliente…
“Conversas com Enólogos” é um projeto que já estava a ser dinamizado pela Churchill´s. A marca convida uma vez por mês, a nossa comunidade e visitantes a conhecerem os nossos enólogos e a descobrir os vinhos que tanto os apaixonam”, explica Zoe Graham, diretora de Marketing e Vendas da Churchill´s, referindo que a primeira edição seria em abril no Centro de Visitas em Vila Nova de Gaia. No entanto, o “estado de emergência” não foi motivo para não levar avante esta ação: “Decidimos lançar a primeira série das ‘Conversas com Enólogos’ num formato virtual”, afirma. Para Zoe Graham, esta é uma forma de aproximar a “comunidade à volta do mundo” e, através das mãos dos enólogos da casa Johnny Graham e Ricardo Pinto Nunes, “possamos provar, conversar e aprender sobre os vinhos da Churchill’s”. De forma a reproduzir o momento como se estivessem na Sala de Provas, a marca vai disponibilizar para “compra online o conjunto de vinhos da prova” com “envio gratuito em Portugal e na maioria dos países da Europa”, afirma responsável. Com data marcada, a primeira série será transmitida em direto, nos dias 14 e 16 de abril às 20h00, no Instagram da Churchill´s. A sessão contará com momentos de perguntas e respostas em tempo real com os enólogos. A primeira meia hora da sessão será em português e a segunda em inglês. O “acolhimento” que têm recebido por parte da comunidade leva Zoe Graham a crer que, no futuro, “vamos continuar a transmitir (as conversas) em direto no nosso Instagram e a permitir a compra dos vinhos da prova com antecedência através da loja online”.
“Manter o sangue frio, tomar decisões rápidas e assertivas e manter uma comunicação fluída” é, por seu turno, o foco da José Maria da Fonseca que está a promover “provas personalizadas online”. De acordo com António Maria Soares Franco, administrador com o Pelouro do Marketing e das Vendas da marca, ao “comprar um dos quatro packs experiências criados”, o cliente terá a “oportunidade de assistir a uma prova dirigida para si durante 30 minutos”. Além disso, os packs incluem o “envio gratuito das garrafas de vinho incluídos na prova, um saca-rolhas e ainda um voucher de visita guiada à Casa Museu José Maria da Fonseca” para duas pessoas após este período de “quarentena”. Para a aquisição dos packs, o cliente terá de se “deslocar à loja online”, selecionar a “prova pretendida” e colocá-la no “carrinho de compras”, explica o responsável.
Nesta panóplia de sugestões, o Chef Filipe Ramalho, do restaurante Basilii, não ficou para trás e, embora não tenha “migrado” para o take away devido à localização do espaço ser em plena natureza, os “Live Chef” são a forma de dar “continuidade e impulsionar a presença dos intervenientes da gastronomia nas redes sociais”. Sendo um projeto muito específico, não há previsão de continuar no futuro: “Foi pensado para servir de ponte de ligação entre o pré-isolamento social e o pós-isolamento social”, explica o Chef. Mas Filipe Ramalho afirma que “há muitas surpresas preparadas” para as próximas sessões. A adesão tem sido muito positiva e o chef não poupa elogios ao projeto: “Tem crescido de dia para dia e as pessoas vão vendo em direto”. Nestes “lives”, juntam-se vários profissionais da gastronomia que falam sobre os mais diversos temas como, por exemplo, “aquilo que lhes move ou o que os leva à cozinha”, refere.
Para além do projeto “Aveleda Em Sua Casa”, a Aveleda também está a triunfar com a promoção de vários workshops digitais. Iniciados a 16 de março, as ações e decorrem todas as segundas, quartas e sexta-feiras, às 19h00. Em cada sessão, há um tema novo: “Já abordamos os passos básicos da prova, os diferentes estilos de vinho, as diferentes regiões de Portugal e ainda como harmonizar pratos salgados”, refere Francisca van Zellar, PR Manager. Todas as sessões pretendem “educar e informar sobre o vinho”, acrescenta, evidenciando que o espírito do vinho é a “partilha, emoção e experiência”. Estes workshops vêm responder assim a uma necessidade: “Partilhar o conhecimento de vinho para quem está em casa”, permitindo ainda “uma viagem para todos os que, nesta altura, não o podem fazer”.