A SiteMinder acaba de revelar o “Insights“, um novo grupo de funcionalidades inteligentes de monitorização e criação de relatórios que inaugura a era de Inteligência: um novo modo de distribuição. De acordo com a plataforma estas novas funcionalidades farão parte do “arsenal dos utilizadores da gestão de canais, reservas diretas e preços inteligentes da plataforma SiteMinder”, de modo a “oferecer aos hoteleiros um único local de acesso a dados acessíveis e acionáveis sobre o mercado local, o seu desempenho comercial e os seus hóspedes”.
A inauguração do SiteMinder Insights vem no seguimento do estudo da empresa em 2019 sobre as maiores preocupações dos hoteleiros a nível mundial. Entre as preocupações mais comuns encontravam-se:
- Ir ao encontro das expectativas crescentes dos hóspedes (71% concordou)
- Prever e gerir a procura com o aumento das reservas de última hora (62% concordou)
- Repensar estratégias de vendas e marketing, incluindo preços, dada a popularidade do Airbnb (58% concordou).
Quando questionados sobre os principais motivos para investir em tecnologia, os hoteleiros referiram como três das cinco principais razões: uma melhor gestão de tarifas de quarto e preços, menos tempo dedicado a trabalho administrativo e mais aos hóspedes e maior proatividade relativamente à crescente competição local.
“Apesar do aumento da tecnologia hoteleira, muitos ainda enfrentam o desafio de responder a tarifas dinâmicas e expetativas crescentes dos consumidores, que exigem simultaneamente atendimento personalizado e os melhores preços,” declarou Inga Latham, diretora executiva de produção da SiteMinder. “A tendência generalizada da busca da melhor oferta é um comportamento gratificante e recompensado entre os consumidores. Este comportamento está a impulsionar o crescimento contínuo das reservas de última hora e a pressionar os hoteleiros a oferecer descontos para se manterem competitivos”, acrescenta a responsável.
Para Inga Latham, “o conceito de distribuição evoluiu de um modo transacional de gerir tarifas de quartos e disponibilidade para uma estratégia impulsionada por dados que alcança os hóspedes em todas as fases da sua jornada individual, ajudando os hoteleiros a tomar decisões. O SiteMinder Insights permite aos hotéis tomar decisões mais inteligentes sobre as promoções e estratégias de marketing, mantendo a integridade da sua marca.”
O The Cottage in the Wood encontra-se entre os primeiros estabelecimentos a adotar o SiteMinder Insights. Utilizando-o juntamente com as funcionalidades de gestão de canais e reservas diretas da plataforma SiteMinder, o estabelecimento de 30 quartos no Reino Unido aumentou as tarifas de quarto uma média de 6%, a receita por quarto em £10 e tornou o seu website o canal de vendas com melhor desempenho em número de diárias vendidas.
Tom Evans, gestor comercial do The Cottage In the Wood e vencedor do prémio Gestor Comercial do no em 2019, no Independent Hotel Show, declarou “Como hoteleiros, somos fantásticos com os nossos hóspedes mas não necessariamente com números. O SiteMinder Insights é a segunda coisa que consulto todas as manhãs, após consultar os meus e-mails, porque apresenta claramente como as minhas tarifas diferem em todos os meus canais de vendas e dá-me a oportunidade de agir. À medida que o nosso estabelecimento começa a atender às necessidades de hóspedes de luxo, queremos ser mais competitivos, mas garantir que definimos os nossos preços corretamente e não vendemos mais barato”.