Sugestão Ambitur: Centro de Ciência do Café

Há quase um ano, mais precisamente no dia 28 de Março de 2014, o Comendador Rui Nabeiro e os filhos concretizaram um sonho de longa data ao inaugurarem o Centro de Ciência do Café, em Campo Maior. O objectivo era construir um espaço de partilha e difusão do conhecimento da cultura do café e, ao longo destes quase 12 meses, a receptividade não podia ser melhor, com uma média de três mil visitantes por mês a quererem ver de perto esta obra.E quem por lá passa embarca numa viagem através do tempo e do espaço, conhecendo os primeiros mitos que relacionam o café com as tribos ancestrais, as viagens ao ultramar a bordo das naus portuguesas ou acompanhar os contrabandistas que o transportavam de Portugal para Espanha. Poderá também conhecer o processo de produção, do cultivo à torra, os processos químicos, o aroma e o sabor de um bom café, a forma de o preparar e a sua influência sobre as artes. Este é um espaço que pretende ser interactivo, informativo, cultural e científico, permitindo que os visitantes encontrem respostas às mais diversas questões relacionadas com o café, interagindo com equipamentos e exposições. É também um espaço destinado ao encontro de pessoas, ao fomento e à difusão da arte e da cultura. Aqui encontrará exposições temporárias no piso 1, e poderá participar de conferências, reuniões ou produções artísticas (teatro, bailado, etc.) no Auditório, com capacidade para 125 lugares sentados. No Centro de Ciência do Café irá ao encontro dos sabores, aromas e sensações desta bebida consumida por todo o mundo.
Ver, Tocar, Fazer e Aprender
No Centro de Ciência do Café o objectivo é despertar o público para a ciência através do Ver, Tocar, Fazer e Aprender. Assim, tem promovido encontros entre estudantes e profissionais de várias áreas com cientistas, peritos em café ou ex-contrabandistas de café, através de simpósios ou ateliers. Tem ainda realizado demonstrações e degustações de bebidas com café, promovido concertos temáticos e realizado exposições temporárias. Dispõe de um Programa Educativo no site com actividades para os educadores trabalharem na sala de aula para despertar o interesse dos alunos pela visita. O objectivo é que o aluno se emocione e fique curioso, para que se sinta motivado a saber mais sobre café.&A saber…
Horários: 2ª a 6ª das 10H às 17H (Inverno) e das 10H às 18H (Verão); Sábado e Domingo das 10H às 14H. (Encerrado Feriados, 24 e 31/12; Terça de Carnaval e Feriado local/2ª feira de Páscoa).
Marcações: geral@centrocienciacafe.com
Website: www.centrocienciacafe.com
&
Veja mais imagens em Ambitur TravelLifestyle.