A Allianz Partners realizou recentemente, em Paris, a Global Travel Summit. Da cimeira, concluiu-se que a época alta de viagens, no verão de 2023, vai caracterizar-se uma elevada procura e um aumento nas expectativas dos clientes. Não obstante, ainda existe uma grande volatilidade económica e geopolítica.
“O volume de viagens mantém-se forte em 2023 e o interesse dos consumidores nos seguros de viagem encontra-se muito acima dos níveis anteriores à pandemia”, escreve a Allianz, num comunicado enviado à imprensa.
Para sustentar a afirmação, a Allianz explica, no documento, que, em 2022, “o aumento da procura contribuiu” “para um crescimento significativo do negócio de viagens da Allianz Partners”, atingindo, segundo a seguradora, “receitas de 3,05 mil milhões de euros, que corresponde a um aumento de 80% em relação ao ano anterior”.
Da mesma forma, a Allianz refere que “o número de clientes também se manteve forte durante os primeiros meses de 2023, registando um crescimento significativo em relação ao ano anterior”.
No entanto, a Allianz diz que “a elevada procura é acompanhada por um aumento significativo das expectativas dos clientes em relação às suas seguradoras, incluindo um tratamento dentro dos prazos de sinistros e uma maior capacidade de resposta”.
Este contexto deve-se, de acordo com a empresa de seguros, a “um cenário económico e geopolítico altamente complexo”. “Embora a procura continue a ser muito forte, o fim do crédito reduzido e as grandes pressões sobre o custo de vida podem afetar os planos dos viajantes, especialmente quando se trata de despesas discricionárias durante as férias”, avança a Allianz, no documento.
Sobre as conclusões, Joe Mason, diretor de Marketing – Viagens da Allianz Partners, afirma que “o aumento das viagens de lazer coincidiu com uma inflação elevada, especialmente nos transportes, alimentação e entretenimento”. “Os rápidos avanços na tecnologia e na IA estão a acontecer mesmo quando os clientes colocam mais ênfase no apoio individual durante os momentos críticos”, termina.