Expresso
“Renovação da frota de Neeleman sob investigação do Ministério Público”
O investidor norte-americano David Neeleman saiu do capital da TAP em meados de 2020, com a nacionalização parcial da companhia, mas o assunto pode não estar encerrado. Há uma auditoria, concluída recentemente, à compra de aviões pela TAP à Airbus, negociada por David Neeleman, que levanta suspeitas, e cujas conclusões o Governo enviou para o Ministério Público.
“Aeroporto. Alcanena, Torres Novas e Golegã querem ser ouvidas”
As Câmaras de Alcanena, Torres Novas e Golegã também querem integrar a Comissão de Acompanhamento que irá fazer o rastreamento da Comissão Técnica responsável pela Avaliação Ambiental Estratégica para a localização do novo aeroporto, e da qual foram excluídas.
“Novo sistema aumenta segurança e fluidez”
Serão precisas seis semanas para instalar o sistema de controlo de tráfego, cujo investimento é de 100 milhões de euros. Atrasos podem reduzir-se mas o nível de ruído vai continuar a ser uma realidade em Lisboa. Haverá uma redução temporária da capacidade nos aeroportos, que chegou aos 50% no primeiro dia no Humberto Delgado, mas que paulatinamente irá ser reduzido, dia após dia.
“Alojamento Local em Lisboa está 40% abaixo de 2019”
A oferta de Alojamento Local em Lisboa que está ativa nas plataformas de arrendamento nos primeiros seis meses do ano encontra-se 40% de igual período de 2019, enquanto no Porto a disponibilidade é 24% inferior. Os dados são da Confidencial Imobiliário e dizem respeito ao número de alojamentos T0 e T1, que representa mais de metade da oferta na capital e dois terços na Invicta.
Negócios
“White Airways aterra de vez”
A White Airways, que está com graves dificuldades financeiras e salários em atraso, perde, a 31 de outubro, o contrato com a TAP, a sua única fonte de receita, estando à beira de fechar portas. Com zero voos planeados para novembro, a companhia portuguesa de charters entrou já em processo de despedimento, tendo notificado, para já, 20 funcionários da não renovação dos contratos.
“TAP assina contrato com XFly a partir de novembro”
A TAP assinou contrato com a companhia estatal da Estónia, a XFly, com efeitos a partir de 1 de novembro, para substituir o vínculo com a White Airways. A companhia antes conhecida como Regional Jet, que fazia parte do grupo Nordica, vai operar, até 31 de dezembro, dois ATR, havendo a possibilidade de somar à operação outro avião.
Público
“TAP tem ainda por receber 29 aviões dos 53 que comprou à Airbus”
Dos 53 aviões comprados à Airbus pela TAP quando a gestão estava nas mãos dos privados, a companhia aérea recebeu 24, faltando ainda chegar outros 29, entre aeronaves de médio e de longo curso. Além destes, adquiridos através de operações de leasing financeiro, “a TAP também opera aviões que pertencem a lessors”.
Jornal de Notícias
“UTAO assinala «secretismo» na TAP”
A “contingência” (risco negativo) que o Novo Banco ainda representa para as contas públicas e o “secretismo” quanto a possíveis novos apoios à TAP no âmbito de um plano de reestruturação “desconhecido” são fatores de risco que podem abanar as contas públicas em 2023, as metas de défice e/ou dívida planeadas pelo ministro das Finanças na proposta de Orçamento de Estado para 2023, alerta a Unidade Técnica de Apoio Orçamental (UTAO). A UTAO teme que a companhia custe mais.
Diário de Notícias
“PS quer pôr prazos às licenças de AL”
O PS Lisboa quer que as licenças de Alojamento Local fiquem sujeitas a um limite temporal, com uma medida a aplicar nas zonas de contenção. Tratando-se de uma matéria que obriga a uma alteração legislativa, os socialistas vão levar a votos na Câmara uma moção para que a autarquia avance com este apelo junto do Parlamento.
Jornal Económico
“Emprego. Turismo é dos mais necessitados, mas custos podem não compensar”
Um dos setores onde a falta de mão de obra tem sido mais evidente é o turismo, onde o problema ganha relevo dado o impacto do setor na economia nacional. Com 50 mil trabalhadores em falta, segundo os dados da AHRESP, estes acordos podem dar uma ajuda, especialmente dado o historial do setor de integração de imigrantes, mas urgem mais políticas que complementem esta medida, defende o antigo presidente da AHETA, Elidérico Viegas.
Nota informativa: O ambitur.pt não se responsabiliza pela informação veiculada nos órgãos de comunicação social que engloba na sua Volta Nacional, constituindo o seu conteúdo sempre citação de informações.