Balanço “muito positivo” da parceria TQ Travel com a rede ITP

Balanço “muito positivo” da parceria TQ Travel com a rede ITP

Categoria Business, Ot's Av's

Escolhida em 2012 como representante exclusiva da ITP – International Travel Partnership em Portugal, a TQ Travel quer reforçar os laços desta parceria e continuar a captar novos clientes para a sua operação. A ITP trata-se de uma rede internacional de agências de viagens independentes, estabelecida em 1985, e fortemente direcionada para o segmento de corporate. No total, a rede conta actualmente com cerca de 55 representantes, em países que vão desde França e Estados Unidos até ao Iraque ou à Nigéria.

Só nesta rede, em 2016, o volume de negócios conjunto dos seus membros superou os 3 mil milhões de euros. Relatiavemte à TQ, no ano passado a empresa faturou cerca de 16.5 milhões de euros, valor que a TQ assegura que irá superar em 2017.

Na hora da fazer balanços, os responsáveis da TQ Travel asseguram que a rede ITP tem sido “um canal privilegiado”, para a captação de novos clientes, mas que o objetivo passa por um aumento contínuo desse mesma captação. Em declarações à Ambitur, Alexandra Henriques, diretora de marketing da TQ Travel, faz um “balanço muito positivo” desta parceria, “até porque em 2014, conseguimos trazer o congresso da ITP a Portugal e onde estavam cerca de 85 representantes de agências de outros países e onde pudemos mostrar qual o produto de Portugal”.

Além disso, a responsável salienta a importância desta representação, visto que facilita o acesso a muitos clientes internacionais, que de outra forma não chegariam ao mercado nacional. “Muitas contas internacionais ainda não chegam a Portugal e nós queremos, cada vez mais, trazer congressos, incentivos e continuar a promover o destino Portugal junto das restantes agências”, sublinha.

Atualmente, a TQ Travel funciona em quatro valências distintas: a TQ – Travel Quality Viagens, dedicada ao mercado de outgoing, a TQ – Travel Quality DMC, orientada para a área de incoming, a TQ – Travel Quality, direccionada para a realização de Eventos e Congressos e ainda a TQ Pharma, um departamento dedicado exclusivamente à indústria farmacêutica. Em todas as áreas, a ITP tem ajudado a TQ Travel a alcançar novos clientes, através da sua carteira de clientes corporativos multinacionais. “Se nós quisermos chegar a um cliente dentro da rede, podemos ver se aquela agência do país de origem trabalha com essa conta e utilizá-los para que possamos chegar à conta de forma mais direta”, explica a responsável, referindo que “ao nível do outgoing isso siginifica ficar com essa empresa para Portugal e tratar das suas viagens”, sendo que no DMC, o objetivo passa por trazer a Portugal grupos de outros países e promoção de eventos ou viagens de incentivos nas empresas.

Richard Lovelock

Em entrevista à Ambitur, Richard Lovelock, General Manager ITP International Travel Partnership explica que a rede trabalha com “parceiros” numa estratégia conjunta, onde se “compreende o valor e a contribuição de todos os membros”. Desta forma, cada representante pode partilhar, junto das restantes agências ITP, um conjunto de informações e ferramentas que melhoram diversos aspectos laborais.

Para além do acesso a clientes, a ITP fornece também apoio ao nível tecnológico, fornecendo novas ferramentas e ainda, um serviço de consultoria. “Quando novos parceiros são integrados, dá-se um aumento imediato no perfil de sua marca, passando a ter acesso a um mercado global”, refere. Neste âmbito, os membros da rede ITP ganham exposição, nomeadamente através da sua presença no site da ITP e em ações de marketing e comunicação.

Ricardo Ramos Gonçalves. Este artigo foi publicado na edição 304 da Ambitur.