FITUR traz sinais de procura de Portugal para investimento turístico

FITUR traz sinais de procura de Portugal para investimento turístico

Categoria Advisor, Política

Não são apenas intenções, ou seja, alguns grupos hoteleiros espanhóis “já estão numa fase avançada de prospeção de mercado para a decisão de operações de investimento”, indicou Ana Mendes Godinho, secretária de Estado do Turismo, em declarações à imprensa à margem da Fitur – Feira de Turismo Internacional, que decorreu nos últimos dias em Madrid. De acordo com a responsável, “há de facto um interesse, não abstrato, mas com trabalho de casa feito, de oportunidades de expansão para Portugal”. Continuando, a responsável indica que este “é um mercado onde querem avançar em termos de investimento”.

Questionada sobre se 2017 poderá ser marcado, ao nível da atividade turística, por uma acelerada concretização de investimento, Ana Mendes Godinho considera que, por um lado, “a expectativa deriva da procura de investidores que sentimos”, por outro do facto de “Portugal ter sido considerado o melhor destino para se investir este ano. Ao mesmo tempo estamos a lançar no terreno o REVIVE, para que os seus projetos sirvam também como forma de dinamizar turisticamente as várias regiões onde se inserem”.

A secretária de Estado do Turismo indica que o Governo “está a dar uma fortíssima atenção à parte do investimento e captação de investimento”, anunciando que “vamos começar um roadshow de captação de investimento internacional, já em fevereiro, que visará mostrar as oportunidades e vantagens existentes neste momento em investir em Portugal”. Esta iniciativa irá passar por China, India, EUA, Brasil e Cuba. O evento visará não só a captação de investimento mas a montante dar mostra dos serviços e know how que empresas nacionais têm para oferecer a nível mundial.

Por outro lado, a responsável indica que o Turismo de Portugal está a preparar uma plataforma para os investidores, contendo informação sobre as oportunidades e ferramentas de investimento em Portugal.

Pedro Chenrim, na Fitur