O Instituto Brasileiro do Turismo (Embratur) quer aproveitar o Mundial de Futebol de 2014 para aumentar o conhecimento do Brasil enquanto destino turístico, nomeadamente em regiões como Manaus, por onde passarão oito nações, incluindo Portugal e os Estado Unidos, que jogam na primeira fase da Copa, no dia 22 de Junho, na Arena Amazónia, em Manaus, um jogo que deverá atrair muitos adeptos para a região.
“Um dos objectivos da Embratur é actuar para que 25% dos turistas estrangeiros que vão para a Copa do Mundo façam outras viagens pelo país. A oferta do país vai muito além de Sol e Praia, e Manaus é um excelente exemplo”, afirmou Leila Holsbach, Directora de Mercados Internacionais do Embratur.
Assim sendo, a entidade promove os vários eventos culturais e a proximidade à Natureza, presente através do ecoturismo, uma das grandes apostas turísticas do estado, estratégia que se deve ao facto de esta região estar inserida na Amazónia, com os seus 5,1 milhões de quilómetros quadrados de natureza. A época alta para o ecoturismo na região é em Junho e Julho, altura do Mundial, quando os rios estão cheios, permitindo o acesso de barco a regiões na floresta.
A ida da selecção portuguesa à capital do Amazonas vai movimentar o turismo internacional na região que, anualmente, recebe mais de 34 mil turistas estrangeiros. “Exemplo da aposta da Embratur em divulgar a região do Amazonas junto dos portugueses, é o facto de esta região ser o destino internacional convidado da próxima edição da BTL – Feira Internacional de Turismo que vai decorrer em Lisboa, em Março”, explica Leila Holsbach.