Museu Interativo do Megalitismo gratuito para a população de Mora

Museu Interativo do Megalitismo gratuito para a população de Mora

O Museu Interativo do Megalitismo, abre portas esta quinta-feira, dia 15 de setembro, em Mora (Alentejo), e durante uma semana estará de portas abertas à população local de forma gratuita.

O anúncio foi feito pela autarquia durante a recente feira Expomora, com intuito de dar a conhecer à população a nova oferta museológica do concelho.

Museu Megalítico (1)A obra, que envolve um investimento de 2,5 milhões de euros e que foi comparticipado em 85% por fundos comunitários, é o resultado da remodelação na antiga estação CP daquela localidade alentejana e inclui mais de 100 peças megalíticas recolhidas no concelho e cedidas por outros municípios e toda uma tecnologia que vai permitir a interactividade com o visitante, nomeadamente filmes em 3D, hologramas e vitrinas interactivas.

Para o presidente da edilidade morense, Luís Simão, o novo museu vai “aumentar a afluência de visitantes a Mora, os quais, a par com o Fluviário, passarão mais tempo no nosso concelho, beneficiando a economia local”.

O museu possui um espólio que representa os períodos mais antigos do Neolítico, ou seja, cerca de 6500 anos, altura em que as primeiras comunidades de agricultores se estavam a desenvolver e a estabelecer no interior alentejano, até ao período visigótico.