Primeiro hotel temático dedicado à filigrana em Viana do Castelo

Primeiro hotel temático dedicado à filigrana em Viana do Castelo

Categoria Explore, Hotéis

A Casa Melo Alvim, em pleno centro de Viana do Castelo, está transformada no primeiro hotel temático dedicado a uma das mais reconhecidas artes da joalharia: a filigrana. A decoração dos espaços é inspirada nesta luxuosa técnica da ourivesaria portuguesa, que remonta aos fenícios e que é hoje imagem de marca do Minho, desde que a Unlock Boutique Hotels passou a gerir a unidade.
No epicentro histórico e cultural minhoto, a Casa Melo Alvim transporta para um cenário de requinte em que a opulente filigrana – criada segundo uma técnica milenar e transmitida meticulosamente de geração em geração de artífices – convida os seus hóspedes e visitantes a perderem-se numa experiência luxuriante, profundamente ligada à região.
O solar, construído em 1509, preserva uma riqueza arquitetónica e cultural que percorre vários períodos da história de Portugal, desde o Manuelino, o estilo “Chão”, o Barroco e o Romântico, recriando recantos e ambientes únicos, que surgem complementados com sumtuosas peças de filigrana, criadas a partir dos mais finos fios de ouro e prata delicadamente entrelaçados e soldados.
Com a particularidade de não ter dois quartos exatamente iguais, a Casa Melo Alvim exibe mobiliário de cada uma das épocas nela retratadas, sobretudo madeiras e materiais nobres e exóticos, que oferecem um ambiente confortável, cómodo e requintado, à medida dos apreciadores de mais fantásticas peças de joalharia expostas.
O conceito do hotel, que faz uma verdadeira homenagem à arte da filigrana na deslumbrante Viana do Castelo, foi projetado pela Unlock Boutique Hotels, uma hotel managent company, especializada em boutique hotels de pequena e média dimensão (até 120 quartos), contando com a parceria da I’m Art, reputada ourivesaria portuguesa especializada em produção de design.