No passado dia 4 de outubro, 134 anos depois da primeira viagem do Orient Express entre Paris e Constantinopla, em 1883, a AccorHotels e o grupo SNCF, proprietário da marca, assinaram uma parceria para continuar a desenvolvê-la. A AccorHotels passou, assim, a deter uma participação de 50% do capital da sociedade.
Através desta parceria, a AccorHotels pretende reforçar a sua liderança no segmento de luxo. O grupo irá desenvolver uma nova coleção de hotéis de prestígio sob a marca Orient Express. Esta coleção irá proporcionar uma experiência única e repleta de história, misturando luxo, exotismo e a elegância do Oriente e do Ocidente em locais emblemáticos.
“Em alguns anos, a AccorHotels impôs-se como um dos principais players da hotelaria de luxo”, considera Sébastien Bazin, CEO da AccorHotels, citado em comunicado. Com o Orient Express, prossegue, “vamos chegar a um novo campo de expressão do nosso know-how e dar a oportunidade aos nossos clientes de beneficiar de uma oferta de serviços e experiências de exceção”.
A marca Orient Express é um símbolo intemporal da viagem de luxo. O mítico comboio ligou durante quase um século as maiores cidades da Europa, de Paris a Istambul, e marcou a história e as memórias coletivas. Desde 1977, o grupo SNCF participou ativamente no desenvolvimento da imagem da marca, nomeadamente através da restauração de carruagens históricas dos anos 20 – Pullman-Orient-Express. As sete carruagens históricas, símbolos do movimento Art déco francês, continuarão a ser propriedade do grupo público ferroviário e serão exploradas pela Orient Express no quadro de viagens e eventos privados. Irão trazer um novo enquadramento excecional para a organização de eventos, que poderão fazer a ligação com outras atividades do grupo AccorHotels tais como Potel & Chabot, Noctis e John Paul.
Para o secretário corporativo da Orient Express, Guillaume de Saint Lager, “o Orient Express representou o topo da arte de viajar”. “Este ambicioso projeto é único e só pode ser desenvolvido com as competências complementares dos dois acionistas”, explicou, sublinhando que estão “orgulhosos e particularmente impacientes de participar na escritura desta nova página da história”.
A mesma opinião é partilhada por Mathias Vicherat, deputy CEO responsável pelo Corporate Project, Communication and Image da SNCF, que se mostra orgulhoso por também participar no renascimento desta marca histórica: “Acreditamos que temos de continuar com o nosso contributo e trazer o nosso know-how adquirido há 80 anos do sector ferroviário, para o desenvolvimento deste projeto”. “Através da nossa política de património, iremos participar de forma ativa à promoção da história deste comboio mítico junto do maior número de pessoas”, acrescentou.
A AccorHotels e o grupo SNCF comprometem-se ainda a preservar, valorizar e partilhar o património associado ao comboio e à sua história através do Fundo de Doação Orient Express, organismo de interesse geral que tem por vocação incentivar e acompanhar as operações de valorização junto de um grande público no domínio das artes e da cultura.