O Groupe GM anunciou hoje um investimento significativo na subsidiária portuguesa da empresa, a Groupe GM – Cosmética Portugal (GGMCP). Um investimento de 2,4 milhões de euros transferiu a fábrica para Neiva, em Viana do Castelo, e irá criar 15 novas posições nos próximos quatro anos.
A fábrica, sediada na zona industrial de Neiva, Viana do Castelo, é especializada no fabrico de sabonetes para a indústria hoteleira, além de marcas de retalho e “private label”. Também serve de plataforma para o Groupe GM – Península Ibérica (GGMPI), que distribui produtos cosméticos para o mercado hoteleiro.
A operar desde 2003, esta unidade foi inicialmente instalada em Esposende, Braga. Devido ao crescimento exponencial da fábrica e da distribuição nos últimos anos, mudou-se para 5.500m² em Neiva, Viana do Castelo. Estas novas instalações industriais aumentarão a capacidade de produção e armazenamento do Groupe GM. Com um espaço total de 11.500 m2, uma expansão adicional de 2.750 m2 é, num futuro próximo, previsível.
A nova fábrica foi construída pela Garcia & Garcia, uma empresa de construção especializada na conceção e construção de edifícios industriais e logísticos e fortemente ligada à escolha de soluções locais e fornecedores, contribuindo para uma menor pegada de carbono no processo total de construção do edifício e reforçando a economia local.
A fábrica possui um departamento de I&D, equipado com um laboratório especializado totalmente adaptado aos crescentes requisitos cosméticos e requisitos de certificação (ISO, ECOCERT, ECOLABEL, RSPO).
Além disso, o GGMCP e o GGMPI fizeram uma parceria com o Kaizen Institute, implementando uma metodologia na qual funcionários de todos os níveis da empresa trabalham juntos proativamente para definir e nutrir uma cultura comum, necessária para uma melhoria contínua verdadeiramente efetiva, responsabilização e sentimento de posse e pertença de cada colaborador.
A energia é fornecida pela EDP, certificada e gerada a 100% a partir de fontes renováveis.
Segundo, Miguel Maia, CEO da GGMCP e da GGMPI “nos últimos anos, a indústria global de cosméticos para hotelaria testemunhou um crescimento significativo. Somos impulsionados por um mercado turístico muito dinâmico e hoje, mais do que nunca, os hotéis expressam uma exigência sem precedentes por produtos de acolhimento únicos, onde sustentabilidade, transparência, rastreabilidade e confiança são palavras-chave. O nosso anterior espaço em Esposende já não podia oferecer a capacidade e as características técnicas necessárias para apoiar e fortalecer a nossa filosofia e crescimento presente e futuro.”