Desde 2010, altura em que a MSC Cruzeiros abriu um escritório em Portugal, que o crescimento da companhia tem sido “contínuo e sustentável”. Isso mesmo confirma Eduardo Cabrita, diretor geral da MSC Cruzeiros em Portugal, que não hesita em recordar que em 2013 a companhia se tornou líder de mercado com cerca de 12.800 passageiros num mercado com cerca de 35 mil cruzeiristas. “Hoje em dia, a MSC Cruzeiros é a companhia número um em Portugal pelo sexto ano consecutivo, atingindo um total de 29.748 passageiros, o que corresponde a um aumento de 34,2% face ao ano de 2017, num mercado onde ainda apenas cerca de 65 mil portugueses realizam cruzeiros e onde a margem para crescer é ainda muito grande”, garante o responsável, em declarações à Ambitur.
Embora reconheça que “2018 foi um ano eufórico e um dos melhores anos não só para a MSC Cruzeiros, para o turismo em Portugal”, Eduardo Cabrita acredita que 2019 trará um abrandamento da economia europeia e portuguesa, o que se traduzirá num crescimento “a um ritmo mais moderado”. Porém, o responsável está confiante de que a companhia que lidera “crescerá acima da evolução do setor do turismo e da indústria dos cruzeiros, não só na Europa, como no mundo”.
A verdade é que os primeiros meses do ano “estão a correr muito bem, o que demonstra uma vez mais a adesão e a consciencialização dos portugueses pela opção cruzeiro e pela MSC Cruzeiros, como forma de férias”, frisa. A companhia tem ativa, até ao final de abril, a promoção oferta de bebidas tudo incluído em destinos pelo Mediterrâneo, incluindo nos cruzeiros portugueses, Norte da Europa, Cuba e Caraíbas, “que reflete um dos momentos bastante relevantes nas nossas reservas”, admite Eduardo Cabrita. A BTL e o Mundo Abreu também representaram, uma vez mais “momentos bastante importantes para nós ao nível das vendas”.
Além dos cruzeiros com partida e chegada a Lisboa, quer para 2019 a bordo do MSC Preziosa, quer para 2020 no MSC Splendida, ou ao Funchal, que a companhia terá novamente disponível em outubro e novembro de 2020 a bordo do MSC Poesia, a grande procura por parte dos portugueses também se tem feito sentir no itinerários de inverno para este ano, como é o caso das Caraíbas ou Dubai, onde a companhia tem aumentado a sua capacidade. Uma das grandes surpresas foi, reconhece Eduardo Cabrita, o primeiro produto MSC World Cruise, que terminou em abril e cujas reservas já tinham esgotado há mais de um ano, assim como para o MSC World Cruise 2020, “que se encontra praticamente esgotado com cerca de um ano de antecedência”. Disponível está também já para venda, desde o final de 2018, o MSC World Cruise 2021, e conta já com algumas reservas de portugueses, oferecendo um itinerário diferente pelo Oriente.
Cruzeiros a sair de Lisboa
A MSC Cruzeiros tem apostado fortemente no mercado português, com saídas e chegadas a portos nacionais. Este ano, os portugueses poderão embarcar, pelo segundo ano consecutivo, no MSC Preziosa, um navio com capacidade para mais de quatro mil passageiros, entre setembro, outubro e novembro. Estão ainda disponíveis cinco cruzeiros de 10 dias pelo Mediterrâneo Ocidental, com partida de Lisboa, e escala em países como Espanha, França, Itália e Marrocos. Destaque ainda para as Grand Voyages do MSC Divina, com partida em Lisboa e destino a Miami, em novembro de 2019, e de Miami a Lisboa em março de 2020, ambas com escalas em Ponta Delgada (Açores).