A Ryanair anunciou um lucro líquido de 663 milhões de euros no primeiro trimestre do seu ano fiscal (abril-junho), o que corresponde a um crescimento de 290% face a igual período de 2022. A low cost irlandesa atribui esta recuperação ao “forte” aumento da atividade durante a Semana Santa e às festividades da coroação do rei Carlos III no Reino Unido, em maio passado.
A transportadora recuperou assim da queda no tráfego de passageiros e na venda de passagens que o setor registou após a invasão russa da Ucrânia, em fevereiro do ano passado, que reduziu o lucro no primeiro trimestre daquele ano para 170 milhões de euros.
Segundo o comunicado de imprensa divulgado hoje, a Ryanair transportou 50,4 milhões de passageiros entre abril e junho, mais 11% do que em período homólogo, enquanto o load factor, que mede a percentagem de lugares ocupados em cada voo, subiu três pontos percentuais, para 95%.
Da mesma forma, a companhia aérea elevou as suas receitas para 3,650 biliões de euros, 40% mais do que no primeiro trimestre deste ano fiscal, que terminou a 31 de março. Neste sentido, as receitas por passageiro aumentaram 27% no mesmo período, depois de a tarifa média ter encarecido 42%, até aos 49 euros, e de as receitas acessórias — como o embarque prioritário ou o consumo a bordo – crescerem 4%.
Pelo contrário, os custos da companhia aérea subiram 23%, para 2,940 biliões de euros, devido, sobretudo, ao preço do combustível e ao aumento dos custos com pessoal e das taxas das operações de controlo de tráfego.
No entanto, a Ryanair adiantou que tem as suas necessidades de combustível cobertas pois adquiriu 85% antecipadamente para este ano, ao preço de 89 dólares o barril.
O presidente executivo da empresa, Michael O’Leary, acrescentou no comunicado, que espera atingir um tráfego de passageiros de aproximadamente 183,5 milhões de pessoas até março do próximo ano, mais 9%, embora estimativas anteriores o situassem nos 185 milhões.
O gestor alertou que a companhia aérea pode ficar aquém das expectativas iniciais devido a atrasos na entrega de aeronaves por parte da fabricante norte-americana Boeing na “primavera e outono de 2023”.
O’Leary garantiu que este fator, aliado à “volatilidade” do preço dos combustíveis e ao “risco de quebra de consumo neste inverno”, impede a empresa de fazer previsões económicas para a segunda metade do ano fiscal. No entanto, declarou que a Ryanair está “cautelosamente otimista” quanto a um aumento “modesto” do seu lucro líquido face ao último ano fiscal.