Depois de um 2023 “histórico” para a AP Hotels & Resorts, este ano está a ser preparado com rigor. Isso mesmo contou à Ambitur Lino Martins, diretor comercial do grupo hoteleiro.
No ano passado, o crescimento do grupo passou pela abertura do boutique hotel AP Dona Aninhas, em Viana do Castelo, e pela recente aquisição do Hotel Sinerama, em Sines. Esta unidade de três estrelas vai sofrer um profundo processo de renovação e de requalificação para ganhar as 4 estrelas antes de ser integrada na marca AP Hotels & Resorts.
Lino Martins adianta que se verifica já uma “forte pressão e procura por parte do mercado inglês, nomeadamente com fortes reservas para o verão”
Relativamente a este ano, Lino Martins adianta que se verifica já uma “forte pressão e procura por parte do mercado inglês, nomeadamente com fortes reservas para o verão”. Mas destaca também o mercado alemão, aquele que, em 2023, mais cresceu no grupo AP Hotels & Resorts e que, para 2024, está a revelar “muito bons resultados, com boa procura, não só para os meses de verão mas também para meses de temporada média”.
são evidentes bons sinais do mercado corporativo e que também o segmento de grupos e eventos demonstra “uma boa vitalidade, com muitas solicitações e negociações em curso”
Analisando a procura por segmentos, o diretor comercial da cadeia hoteleira explica que são evidentes bons sinais do mercado corporativo e que também o segmento de grupos e eventos demonstra “uma boa vitalidade, com muitas solicitações e negociações em curso”. A verdade, diz, é que o grupo conta já com um bom número de confirmações a nível de eventos e grupos para este ano, com os clientes a demonstrarem “um forte interesse em manter o hábito de reunir as suas equipas presencialmente”, acrescenta.
a procura já é notável com valores de vendas muito superiores, entre 10% a 20%, comparativamente às vendas de igual data do ano anterior
Por outro lado, também o online e os operadores estão a apresentar uma “forte vitalidade”, garante Lino Martins, sobretudo para as unidades que disponibilizam o Tudo Incluído, e a procura já é notável com valores de vendas muito superiores, entre 10% a 20%, comparativamente às vendas de igual data do ano anterior.
Com base nestas perspetivas animadoras, a AP Hotels & Resorts decidiu investir em força em 2024. O responsável destaca aqui a renovação e redecoração dos quartos do AP Eva Senses, em Faro, e a conclusão da última fase do projeto do AP Cabanas Beach & Nature.
Já o AP Adriana Beach Resort também apostará na renovação das zonas infantis, com forte aposta no entretenimento e no Kids Club, adicionando-lhe novas brincadeiras e novos serviços de acompanhamento de crianças com vista a libertar os pais que assim o pretendam. Lino Martins aponta que será criado um vasto e completo programa de animação que permitirá acompanhar os mais pequenos ao longo de todo o dia, incluindo na hora das refeições.
“o Grupo AP Hotels & Resorts continua focado num crescimento sustentado”
O diretor comercial não hesita em afirmar que “o Grupo AP Hotels & Resorts continua focado num crescimento sustentado”. E admite haver várias oportunidades de mercado que ainda estão em estudo, embora admita que o grupo possa crescer “a muito breve prazo”. E conclui: “Os bons resultados sustentam esta dinâmica de crescimento, sendo de esperar novas incorporações no portfólio AP”.
Por Inês Gromicho. Artigo publicado na edição 346 da Ambitur.