Nos dias 2 e 3 de outubro, as aldeias históricas de Penha Garcia e de Idanha-a-Velha acolhem mais uma edição do Arrebita Idanha Bio! Uma coorganização da Amuse Bouche e da C. M. Idanha-a-Nova, o festival volta a centrar-se na sustentabilidade e na biodiversidade, convidando alguns dos melhores chefs nacionais a trabalharem os melhores produtos da região.
Num fim-de-semana que convida a umas miniférias, aproveitando a proximidade do feriado de 5 de outubro, serão mais de 30 os chefs que irão cozinhar num amplo recinto natural ao ar livre. O Arrebita Idanha Bio pretende afirmar-se como um evento de culto no país depois de, em 2020, ter sido distinguido com o Grande Prémio da Academia Portuguesa de Gastronomia.
À semelhança do que tem acontecido em todos os eventos Arrebita Portugal, estarão presentes alguns dos mais consagrados protagonistas da gastronomia nacional, mas também talentos emergentes e locais. O cartaz ainda não está totalmente fechado, mas conta já com nomes como Ricardo Costa (The Yeatman, V. N. Gaia, 2* Michelin), Vincent Farges (Epur, Lisboa, 1* Michelin), Pedro Lemos (Pedro Lemos, Porto, 1* Michelin), Pedro Almeida (Midori, Sintra, 1* Michelin), Angélica Salvador (InDiferente, Porto) e Tiago Bonito (Largo do Paço, Amarante, 1* Michelin).
Diogo Amorim (Gleba, Lisboa), Pedro Braga (Mito, Porto), Marcella Ghirelli (Comida Independente, Lisboa), Francesco Ogliari e Marisa Tiago (Tua Madre, Évora), Natalie Castro e Joana Costa (Isco, Lisboa), Maria de Sousa (Casa da Velha Fonte na Casa da Amoreira, Idanha-a-Velha), Luís Gaspar (Sala de Corte, Lisboa), Hugo Brito (Boi-Cavalo, Lisboa) e Joaquim Saragga Leal (Taberna Sal Grosso, Lisboa) são outros dos nomes que também marcarão presença.
No dia 2 de outubro, sábado, é nas ruas e ruínas de Idanha-a-Velha, uma das 12 Aldeias Históricas de Portugal, que decorre toda a ação, incluindo um inédito Mercado de Produtores. No dia seguinte é a vez de Penha Garcia deslumbrar os visitantes com os seus milenares moinhos de rodízio, onde os chefs irão cozinhar pratos inspirados nas tradições da região.
Com entrada gratuita e pratos com preço fixo de 6 €, o festival decorre entre as 12h e as 21h no sábado (Idanha-a-Velha) e entre as 12h e as 18h no domingo (Penha Garcia). Mais informações em www.arrebitaportugal.pt