Foi da vontade de marcar a diferença e mudar a mentalidade do mercado de trabalho em Portugal que nasceu, em abril de 2015, a Timing. Especializada em trabalho temporário, a empresa funciona como intermediário entre os clientes/empregadores e os trabalhadores, fazendo o equilíbrio da balança entre as necessidades dos clientes e as qualificações dos candidatos. O objetivo, explica Eva Quitério, coordenadora de RH no Algarve e Ilhas, é “fazer o match e ser um facilitador de serviços que permite otimizar tempo e recursos, humanos e operacionais”.
“Continuamos a batalha para que o trabalho temporário seja valorizado e reconhecido”
A responsável não hesita em afirmar: “Continuamos a batalha para que o trabalho temporário seja valorizado e reconhecido”, lutando por condições mais dignas para os trabalhadores e procurando contribuir para “uma cultura empresarial mais justa e inclusiva”. Isto porque, lembra, “estamos a falar de pessoas. A única coisa que muda é só e apenas a designação de um contrato determinado ou indeterminado”.
Sendo o turismo um setor que afeta positivamente a economia nacional e, consequentemente, o emprego, a Timing admite que tem um grande impacto na sua atividade. E a responsável da empresa adianta que no Algarve “estamos mais sujeitos a flutuações sazonais, ainda que já não se façam sentir tanto”.
E neste setor a Timing tem trabalhado com unidades hoteleiras, sobretudo a nível do Alojamento e do F&B, bem como empresas cruzeiros, principalmente no norte do país, e outras empresas de apoio ao turismo, como é o caso da segurança e manutenção. Também o aeroporto faz parte do pacote de empresas da Timing, assim como a construção direcionada para a construção e remodelação/expansão de espaços hoteleiros.
Do leque de serviços da Timing dentro da área dos Recursos Humanos, além do Trabalho Temporário, a empresa conta ainda com Gestão Contratual, Recrutamento e Seleção, Indoor Services, Outsourcing e Formação
Do leque de serviços da Timing dentro da área dos Recursos Humanos, além do Trabalho Temporário, a empresa conta ainda com Gestão Contratual, Recrutamento e Seleção, Indoor Services, Outsourcing e Formação, este último com maior destaque nos últimos tempos. “Os serviços que temos em carteira são acionados consoante as necessidades dos nossos clientes”, refere a responsável, frisando que “é importante ouvir e perceber qual a melhor forma de otimizar a operação do cliente”.
“um aumento do turismo não atrai apenas mais pessoas, mas impulsiona também diversos setores da economia, o que gera mais oportunidades de trabalho em diferentes áreas”
Eva Quitério explica que o aumento do turismo tem gerado um aumento do fluxo de trabalho em várias aéreas, sendo que o maior fluxo de turistas numa região, cria oportunidades em diversos setores económicos. E aponta que no turismo é a hotelaria que lidera o ranking, com um aumento da procura de mão-de-obra para hotéis, restaurantes e outros serviços relacionados. O que significa, resume, que “um aumento do turismo não atrai apenas mais pessoas, mas impulsiona também diversos setores da economia, o que gera mais oportunidades de trabalho em diferentes áreas”.
do lado das empresas, o foco está na “preocupação com uma experiência do cliente (ainda) mais humanizada” e na sustentabilidade
Analisando a evolução dos recursos humanos neste setor económico, a coordenadora da RH recorda que, do lado das empresas, o foco está na “preocupação com uma experiência do cliente (ainda) mais humanizada” e na sustentabilidade. Já do lado dos colaboradores, “sentimos que cada vez mais a procura pelo equilíbrio entre a vida pessoal e profissional” é fundamental. Eva Quitério sublinha que, querendo pessoas motivadas, as empresas estão “abertas” ao desenvolvimento profissional contínuo (benéfico para ambas as partes), à flexibilidade de horários (por serem cada vez mais humanas entendem as questões pessoais de quem por elas veste a camisola a 200%) e à criação de pacotes de benefícios e recompensas, como programas de bem-estar e seguro de saúde. “As empresas estão cada vez mais conscientes de que os recursos humanos são o capital mais importante dentro de quatro paredes”.
Por Inês Gromicho, publicado na edição 346 da Ambitur.