Um total de 558 negócios foram anunciados no setor de viagens e turismo, globalmente, durante os primeiros nove meses de 2023, o que representou um declínio de 33% em comparação com o anúncio de 833 negócios durante o mesmo período em 2022, de acordo com a GlobalData.
Por exemplo, o volume de negócios de fusões e aquisições (F&A) para o setor diminuiu 34,6% de janeiro a setembro, enquanto o número total de negócios de private equity e negócios de financiamento de risco caiu 29,2% e 28,4%, respetivamente.
A América do Norte testemunhou um declínio no volume de negócios de 43,9%, a Europa, a Ásia-Pacífico, o Médio Oriente e a África, e as regiões da América do Sul e Central experimentaram um declínio de 39,7%, 12,7%, 16,7% e 25%, respetivamente.
Da mesma forma, mercados-chave como os EUA, Reino Unido, Coreia do Sul, França, Austrália, Japão, Países Baixos e Canadá registaram um declínio anual no volume de negócios de 44,4%, 40%, 12,5%, 12,5%, 25,9%, 53,5%, 23,5% e 35,3% durante o mesmo período, respetivamente.
A China, pelo contrário, registou um crescimento no volume de negócios de 21,9%, enquanto o volume de negócios para a Índia permaneceu no mesmo nível.
Aurojyoti Bose, analista da GlobalData, diz que “as tensões geopolíticas, a guerra Rússia-Ucrânia, a inflação, os receios de recessão e os aumentos das taxas de juro parecem ter afetado os sentimentos de negociação no setor das viagens e do turismo. Consequentemente, temos visto uma atividade moderada em vários mercados importantes em todas as regiões”.