A Azores Airlines, subsidiária do Grupo SATA, acaba de dar um passo decisivo na modernização da frota, ao remover cerca de 51kg de manuais físicos dos seus aviões, traduzindo-se numa “redução de consumo de combustível na ordem das 50 toneladas por ano”, na “diminuição das emissões de CO2 para a atmosfera em 165.500kg” e em “menos 500 mil folhas de papel A4 impressas”.
Esta evolução representa um “passo decisivo” para a “melhoria da operação aérea e para a redução do impacto ambiental e ecológico”, sendo uma iniciativa totalmente alinhada com a estratégia da companhia, lê-se num comunicado.
Chama-se Electronic Flight Bag (EFB) e é uma solução tecnológica FlySmart +, que se apresenta sob a forma física de um IPAD, e que vem para substituir um conjunto relevante de informação contida em manuais e outros suportes em papel, pela utilização de um equipamento digital. “Esta transformação tecnológica, promove a otimização da performance de voo e a diminuição significativa de consumos”, refere a companhia.
Neste processo, foi ainda necessário um trabalho com a NavBlue (uma empresa Airbus), e um processo de acreditação para se chegar finalmente à fase de teste em que se encontra a companhia aérea e que se prolongará durante os próximos seis meses.
O EFB é um recurso tecnológico que passa a ser utilizado pelas tripulações técnicas no cockpit, mas que tem impacto global em toda a operação de voo.
“Trata-se, também por isso, de um projeto que assume grande relevância na operação aérea da companhia, pois representa um salto tecnológico na gestão e otimização do voo, com ganhos reais nos cálculos de performance da operação da frota, em que se evidencia a redução de consumos e consequente redução de emissões de CO2, o que resulta, igualmente, no aumento de níveis de segurança, através da ergonomia do acesso dos Pilotos à informação operacional, especialmente em fases críticas do voo”, refere o comunicado.
A Azores Airlines será a primeira companhia aérea em Portugal a utilizar o Electronic Quick Reference Handbook (Airbus eQRH), uma aplicação recentemente adicionada ao EFB que vem substituir os checklists (lista de procedimentos obrigatórios) tradicionais, até aqui em suporte de papel, apresentando-os de uma forma dinâmica e sequencial, de acordo com a fase do voo.
A SATA Air Açores foi ainda pioneira na Europa, quando procedeu à implementação do EFB na sua operação aérea, processo este que se encontra totalmente consolidado na transportadora regional, com provas dadas da sua eficácia.
O alcance do projeto do EFB não se centra no trabalho de cockpit, pois integra um espaço tecnológico a bordo dos aviões em que cada vez mais a gestão da informação, associada a comunicações ativas e em tempo real, permitem fazer escolhas que fazem a diferença num cenário dinâmico e concorrencial, onde pequenas otimizações, por menores que sejam, podem traduzir-se em relevantes ganhos.