A Bestravel admite que 2023 “foi um ano muito rentável”, exemplificando que, face 2019, ano anterior à pandemia, reporta um crescimento de 17% nas vendas, mas com menos 10 pontos de vendas (- 18%). No ano que terminou, os números apontam para um crescimento, face a 2022, de 20% na sua produção, o que leva Carlos Baptista, administrador da rede de franchising, a considerar que a rentabilidade demonstrada “valida o modelo. Há uma saúde nas agências que compõem a Bestravel”, mostrando “um crescimento de valor médio acima 30%”. Sem revelar o valor da produção em causa o administrador adianta que “metade da rede regista um milhão de euros de produção, sendo que das 22 agências 13 contam com uma produção superior a dois milhões e duas agências com uma produção superior a três milhões de euros”. Neste contexto, o destaque foi dado para a integração das agências do mesmo grupo Newtour, com a marca Turangra, dos Açores. Para Carlos Baptista “as agências Turangra que são franquia que fazem parte do grupo, tiveram uma transformação brutal e estão no rol de agências de maior crescimento. É mais fácil crescer quando se tem maturidade”.
Em declarações à margem da sua convenção, que decorreu este fim-de-semana, em Lagos, o responsável indicou que a rede que no final do ano contava com 44 agências, face às 54 em 2019, irá no final de 2024 contar com mais quatro pontos de venda: Belas/Sintra, Vila Real, Alto do Lumiar/Lisboa e Graciosa/Açores.
Relativamente ao ano em curso, os primeiros indicadores, até à data, reportam a um aumento de vendas para 2024 de 21%, sendo que o aumento do preço por parte dos operadores turísticos indicam um aumento nos preços de 7/8%, refletidos no crescimento indicado.
Em termos de destinos, a Bestravel enfatiza que Portugal é o destino mais vendido pelo grupo, num crescimento de 20%, em 2023, comparativamente com 2022, sendo o valor total de 12 milhões de euros. Seguem-se Espanha, Caraíbas e Cabo-Verde, respetivamente. O crescimento da procura por Portugal, apesar do aumento do preço de várias das suas regiões, é apontado pela Bestravel como resultado das preferências dos turistas nacionais pela proximidade, segurança e tranquilidade.
O grupo também destaca “o investimento brutal em comunicação e marketing feito ao longo do ano para valorizar a marca, as agências e campanhas de destinos” como resultado destes “crescimentos que estamos a ter por pontos de venda, que é o que nos interessa para trazer à sustentabilidade às agências”. Segue-se para 2024 a atualização dos pontos de vendas da Bestravel, numa aproximação com a alteração verificada no perfil do consumidor, tendo o master franchising criado uma linha de apoio para o incentivo às agências.
Ao nível interno, o grupo que implementou um novo sistema de CRM de forma “tranquila” em 2023, mas de forma “incipiente”, irá continuar no desenvolvimento desta ferramenta, assim como no alargamento da certificação de sustentabilidade à rede.
Por Pedro Chenrim, na Convenção da Bestravel, em Lagos.