A cidade de Fortaleza, no Ceará, vai acolher nos dias 20 e 21 de outubro a 10.ª edição da BTM (Brazil Travel Market), uma evento B2B totalmente destinado aos profissionais do turismo. Nestes dois dias de feira estão previstos mais de cinco mil profissionais e mais de 20 stands.
Em declarações à Ambitur, Claudio Junior, CEO da BTM, explica que a escolha da cidade de Lisboa e Porto para o “Roadshow BTM” está relacionada com o facto de Portugal oferecer vários voos diretos para o estado do Ceará: “Precisamos de estreitar laços entre os profissionais de turismo das duas regiões e queremos apresentar o Brasil para os vários agentes e operadores portugueses e inclui-los no nosso programa hosted buyers”. Depois do Porto, o “Roadshow BTM” realizou-se esta terça-feira, 15 de março, no Hotel Vila Galé Ópera, em Lisboa, sendo que a partir de abril, rumará a outras cidades brasileiras, como São Paulo, Recife e Salvador: “Convidamos os principais agentes e operadores de cada cidade que tem voo direto para o estado do Ceará”.
Para além da apresentação do estado do Ceará e da cidade de Fortaleza, este momento de promoção pretende dar a conhecer a BTM no sentido em que se afirma como uma “oportunidade” para os vários players fazerem negócios: “Temos capacitação e muito networking ao longo dos dois dias”, refere. Outra vantagem é que dos “cinco mil profissionais” e dos “mais de 200 stands”, a BTM assegura, de forma gratuita, a estadia a mais de dois mil agentes e operadores, destaca o empresário.
Para além do objetivo de captar operadores e agentes portugueses, Cláudio Junior refere que este roadshow tem como objetivo conquistar novos expositores para a BTM: “O grupo Vila Galé é um parceiro que já nos acompanha desde o início e tem feito bons negócios na nossa feira”.
Apesar da pandemia ter cancelado a edição de 2019, a BTM voltou a realizar-se em 2020: “Mesmo em contexto pandémico recebemos boa adesão de expositores e visitantes”. Para esta edição as expectativas são muito positivas: “Acreditamos que vamos ter mais visitantes que em 2019”, refere o responsável.
Sendo o Estado do Ceará o palco da BTM 2022, Claudio Junior refere que o destino tem uma panóplia de ofertas para quem o visita: “Apesar das praias serem o ponto forte, o destino diferencia-se pela diversidade cultural e pela gastronomia: é um produto com diversos segmentos do turismo”. Aliás, o Centro de Convenções que consegue agregar 44 eventos em simultâneo é um ponto muito forte para quem procura o turismo de eventos: “É um dos motivos que nos motiva a realizar a BTM no Estado que oferece uma malha aérea e uma rede hoteleira considerada das melhores do Brasil”.
A BBC Eventos é a empresa responsável pela BTM – Brazil Travel Market.