Depois de chegar em Portugal, a empresa Chekin reforçou sua parceria com a portuguesa homeit, especialista em fechaduras inteligentes. Com a integração da solução homeit na plataforma Chekin, os hóspedes de alojamentos locais ou hotéis podem fazer o check-in e aceder ao imóvel de forma independente, sem necessidade da presença de ninguém mais. Esse conceito, chamado de acesso remoto ou self check-in, traz uma série de benefícios aos proprietários e aos hóspedes e vem sendo utilizado cada vez mais em Portugal e no mundo.
Gestores de alojamentos locais dizem que a chave virtual traz maior segurança, pois ela é única e funciona somente pelo tempo de estadia do hóspede, estando a sua disposição pelo telemóvel. Isso evita eventuais deslocamentos para entrega de chaves, perdas ou danos em chaves reais.
Neste sentido, o executivo Bernardo Ferreira, diretor de vendas da homeit, acrescenta que a entrega “chave em mãos” requer a presença de uma pessoa responsável pelo alojamento local, o que significa estabelecer um espaço de tempo limitado para o check-in. Um procedimento cada vez mais significativo para os hóspedes reservarem um ou outro alojamento. Bernardo aponta ainda que é preciso ter cuidado na hora de escolher seu fornecedor de fechaduras eletrónicas e que, além de entender profundamente as necessidades desse mercado, a homeit oferece processos de instalação simplificados, suporte ao cliente e usa tecnologia de ponta, integrando inclusive com plataformas de gestão de check-ins, como a espanhola Chekin, que em 2021 iniciou operações em Portugal.
O gerente de desenvolvimento de negócios da Chekin, Francis de Asevedo, complementa: “A parceria com homeit já é bem sucedida em outros países e agora a reforçamos especialmente para Portugal. Graças a integração da tecnologia homeit dentro da plataforma Chekin, o acesso remoto ou o self check-in proporciona uma melhor experiência tanto ao hóspede quanto ao proprietário de alojamentos locais pois a plataforma consegue agregar outros serviços relativos ao registo de hóspedes. Por exemplo, de que serve permitir-lhes o acesso à propriedade com a tecnologia mais recente, se depois a empresa responsável pela gestão da propriedade tem de recolher os seus dados manualmente e enviá-los ao SEF? Com a Chekin, o proprietário pode automatizar o envio do check-in online aos seus hóspedes, para que estes recebam um link para preencher o formulário com seus dados em apenas alguns segundos. Depois esses dados são enviados de maneira automática ao SEF. Além disso, a Chekin oferece a tecnologia Match Biométrico para a verificação de identidade. Durante o processo de check-in on-line pode-se condicionar a entrega da chave virtual ao um reconhecimento da identidade do hóspede, feito através de uma comparação da foto de um documento de identidade e uma selfie”.