A crise económica que Portugal tem enfrentado nos últimos anos não prejudica a imagem externa do país como destino turístico. Esta é a opinião de 75&% dos especialistas internacionais inquiridos no âmbito do estudo “The Image of Portuguese Tourism”, realizado pelo Instituto de Turismo (IPDT). As conclusões do estudo,& que espelha a opinião de aproximadamente uma centena de membros afiliados da Organização Mundial do Turismo (OMT), provenientes de mais de 30 países, acabam de ser apresentadas no Fórum Internacional de Turismo (FIT’14), a decorrer no Hotel Solverde, em Vila Nova deGaia.A investigação do IPDT mostra também que a maioria dos inquiridosconsidera que Portugal é, a nível turístico, um país muito atractivo, sendo que,numa escala de 0 a 10 (muito pobre a muito atractivo), quatro em cada cincoexperts (78%) atribuiu uma classificação igual ou superior a 8 ao destino.Também a experiência em terras lusas é bastante elogiada pelo painel: 88 %revela um nível de satisfação elevado, atribuindo mesmo classificação igual ousuperior a 8. A este nível, refira-se que, comparativamente a 2012, a atribuiçãoda nota máxima (10) duplicou, contabilizando, este ano, 16 % derespostas.A “Gastronomia e Vinho”, “City Breaks” e “SolMar” são,por sua vez, os produtos turísticos portugueses mais apreciados pelosespecialistas. Apesar de os produtos destacados serem, comparativamente ao anoanterior, os mesmos, a análise dos resultados revela um aumento da qualidadeatribuída. O grande destaque do estudo centra-se, contudo, no facto de o vinhoser considerado, por 31 % dos especialistas, o produto que mais associam aPortugal, destino turístico antes associado, em larga escala, ao clima. 37%& defende mesmo que o vinho deve assumir-se como o produto-chave para oturismo português além-fronteiras.