A Confederação do Turismo de Portugal quer que “o novo Governo dê mais atenção à economia e às empresas, dando nomeadamente prioridade ao Turismo, sendo esta uma atividade económica que é motor da economia portuguesa. Por outro lado, esperamos que exista por parte do Governo um reforço da importância e do papel da Concertação Social no âmbito de várias medidas estruturantes que são necessárias implementar”. Isso mesmo afirmou Francisco Calheiros, presidente da CTP, em comunicado.
Em relação ao novo ministro da Economia – principal tutela do Turismo -, para a CTP, Pedro Reis é uma pessoa que “irá seguramente exercer bem as suas funções, devendo dar máxima atenção ao Turismo e aos vários temas estratégicos que lhe estão subjacentes”.
Francisco Calheiros afirma: “A Confederação do Turismo de Portugal mais do que pessoas, comenta políticas. Assim sendo, o que esperamos do novo ministro da Economia e do Governo é que se dê grande atenção ao Turismo, nomeadamente a questões prioritárias como são, por exemplo, os apoios à consolidação e internacionalização das empresas; a transformação digital; a falta de mão de obra; a privatização da TAP e obviamente a decisão sobre o novo aeroporto”.