O Brasil é o primeiro mercado para o Dom Pedro Lisboa há já 10 anos e, segundo Pedro Ribeiro, diretor de Vendas e Marketing do grupo, continua a comportar-se de forma muito positiva, com um “share” de cerca de 20% das “room nights”. O crescimento acumulado, até final de agosto, nesta unidade é decerca de 5% nas “room nights”.
Pedro Ribeiro refere ainda que este é um mercado também “com um elevado potencial de crescimento para o Algarve, como certamente os números da região deste ano irão confirmar”. O responsável, em declarações à Ambitur.pt, afirma verificar-se um aumento do interesse pelo destino Algarve, com um forte aumento da notoriedade deste destino e “notando-se já uma posição do mercado brasileiro no TOP 5 de alguns dos nossos hotéis”.
“Portugal atravessa um momento muito bom no mercado brasileiro despertando neste mercado um «desejo» de conhecer o destino como nunca aconteceu até ao momento”, reconhece o diretor de Vendas e Marketing dos Dom Pedro Hotels. Mas também admite já ser evidente “alguma retração no mercado, essencialmente devido à forte desvalorização do real”.
O desafio, para o grupo, é “continuar a manter a atratividade e a notoriedade do destino elevadas”. O que se terá de traduzir em continuar a comunicar o destino de forma ativa e a manter presença junto dos mais variados segmentos deste mercado. “Temos ainda muito para crescer em segmentos como o MICE o que, com o trabalho que tem vindo a ser feito, quer pela TAP quer pelas entidades institucionais e pelos privados, irá certamente acontecer”, resume.
*Poderá ler um artigo mais completo sobre a importância do mercado brasileiro para o setor turístico nacional na edição 314 da Ambitur.