O ritmo da vacinação, a gestão da pandemia, a taxa de imunidade e o levantamento das restrições de viagem apresentam-se como os principais elementos promocionais dos destinos turísticos, substituindo as campanhas de marketing e comunicação, assentes nos recursos e nas experiências. Esta é uma das principais conclusões do Ebook “Estruturar e Promover Produtos Turísticos” desenvolvido pelo IPDT – Turismo e Consultoria.
O mais recente Ebook lançado pelo IPDT aborda as principais tendências e alterações que a COVID-19 impôs às empresas e aos destinos ao nível da estruturação e promoção de produtos turísticos.
Ao nível da promoção turística, destacam-se – além da vacinação e da gestão pandémica – a maior procura por destinos e empresas que possuam certificados de segurança reconhecidos internacionalmente (ex: Clean&Safe, Safe Travels, outros) e uma tendência para que os turistas sintam maior confiança e segurança em empresas ou marcas reconhecidas no mercado. Mesmo que a reserva seja digital, o acompanhamento pessoal e personalizado fará a diferença.
Ao nível dos produtos turísticos, os turistas valorizam, cada vez mais, ofertas sustentáveis e contínuas. Quebrar fronteiras administrativas é, segundo o Ebook “Estruturar e Promover Produtos Turísticos”, o principal desafio para os destinos e requisito primário para o turista atual. A cooperação e organização da oferta entre agentes e destinos turísticos é determinante para que o turista sinta mais confiança para viajar, circular em segurança e possa explorar mais do país ou região.
António Jorge Costa, presidente do IPDT, refere que “transformar recursos em produtos turísticos é, e sempre será, um dos grandes desafios dos destinos”. Para apoiar as empresas e destinos turísticos neste processo, o Ebook do IPDT® reúne, ainda, 15 orientações chave para que as experiências turísticas oferecidas sejam mais diferenciadoras, únicas e memoráveis.
O presidente do IPDT avança que “o Ebook “Estruturar e Promover Produtos Turísticos” é um projeto que resulta da investigação que o IPDT tem promovido longo dos últimos meses, da análise aos principais estudos e publicações das entidades de referência internacional, e da auscultação contínua do mercado e dos agentes turísticos nacionais, nomeadamente através dos projetos Barómetro do Turismo IPDT® e Revista de Tendências em Turismo”.
O Ebook “Estruturar e Promover Produtos Turísticos” pode ser descarregado aqui.