Em junho, a École Ducasse e a Hectar vão lançar um curso de formação profissional sobre o tema “Levar a Biodiversidade e a Alimentação Sustentável ao Prato”. A Hectar é uma associação que se dedica a acelerar a transição agrícola e a apoiar as empresas em fase de arranque neste domínio em toda a Europa.
O curso de dois dias, previsto para 20 e 21 de junho, permitirá aos cozinheiros identificar melhor o papel que devem desempenhar na transição para uma alimentação mais saudável e sustentável e abordará temas fundamentais como a regeneração dos solos, as questões climáticas e a importância da relação cozinheiro-produtor. Incluirá também uma visita imersiva à quinta-piloto Hectar, bem como conversas com chefs de renome que iniciaram novas formas de colaboração com os produtores e implementaram abordagens de autoprodução “cozinha-jardim-chef”.
Todos os programas de bacharelato e de conversão de carreira da École Ducasse serão também enriquecidos com um módulo de dois dias sobre alimentação sustentável. Este complemento fará parte integrante do módulo de cozinha saudável e natural a partir de 2024 e centrar-se-á na cozinha à base de plantas, bem como na diversidade territorial, com uma visita imersiva à quinta-piloto Hectar e palestras de especialistas sobre os temas da regeneração dos solos, permacultura e fermentação.